Programa LEADER com dotação de 5,2 milhões de euros para apoios até 2022, anuncia António Ventura

0
23
DR
DR

O Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural anunciou hoje, na Praia da Vitória, uma dotação orçamental de 5,2 milhões de euros no âmbito do programa LEADER para os anos de 2021 e 2022.

“Para os dois anos da transição, 2021 e 2022, temos uma dotação orçamental para os quatro grupos de ação local no valor aproximado de 5,2 milhões de euros”, disse António Ventura.

“Este ano prevê-se abrir as candidaturas no âmbito do LEADER e nesse sentido esperamos que haja de facto sinergias para a aplicação dessas verbas, quer por parte da iniciativa como da parte de quem faz essa mesma gestão”, frisou o governante.

O responsável pela pasta da Agricultura e Desenvolvimento Rural admitiu existir “um esforço e uma dinâmica para os dois anos de transição, uma vez que o novo quadro comunitário de apoio começa em 2023”, daí a “verba significativa de 5,2 milhões de euros para se continuar a apoiar através do LEADER investimentos de base no meio rural”.

António Ventura disse ainda que “o LEADER se tem revelado um instrumento muito importante de apoio à ruralidade”.

“Nós vivemos num espaço rural, os Açores, em que 99% do seu território é rural, e nesse sentido, o LEADER tem apoiado investimentos quer de âmbito económico, quer social, que de outro modo não seria possível serem apoiados pelo PRORURAL+ ou outro tipo de instrumento comunitário financeiro”, adiantou.

António Ventura falava à margem de uma visita a um projeto apoiado pelo respetivo programa, que considerou “um investimento de sucesso”, onde “há uma complementaridade de apoio dos fundos comunitários que permitiu criar postos de trabalho” e com isso, “fixar pessoas”.

“É este o esforço e a nova dinâmica que queremos continuar, é que efetivamente em 2021 e 2022 se continuem a apoiar investimentos destes, combatendo aquele que é um dos dramas dos Açores, nomeadamente o despovoamento e o envelhecimento da população”.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO