Projeto base do novo Quartel dos Bombeiros entregue na CMH

0
19
TI

TI

O projeto base para obtenção de licenciamento do novo quartel dos Bombeiros da Horta já foi entregue ao Presidente da Câmara Municipal da Horta (CMH).
O projeto no valor de 2 milhões de euros, prevê a construção do novo quartel de bombeiros, num terreno do município na zona industrial

O Presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Volun-tários do Faial (AHBVF) entregou, no passado dia 4 de janeiro, o projeto base para obtenção de licenciamento do novo Quartel dos Bombeiros da Horta ao Presidente da CMH.
Este projeto, orçamentado no valor de 2 milhões de euros, aos quais acresce o valor do IVA, prevê a construção do novo quartel de bombeiros, num terreno do município na zona industrial.
Esta cerimónia de entrega “é o primeiro passo prático que se configura na entrega do projeto de arquitetura ao qual se seguirá os projetos de especialidade, mas que é que uma forma singela e prática de marcar o início daquilo que será uma obra que é ambicionada desde 2001, que é necessária para esta ilha, para a nossa corporação de bombeiros e que vai sobretudo criar mais condições para termos uma proteção civil mais presente, mais próxima e mais segura no que diz respeito à intervenção do corpo de bombeiros”, afirmou José Manuel Ferreira, presidente da AHBVF, em declarações à comunicação social.
Segundo o presidente, o financiamento para o projeto está assegurado pelo Governo Regional “em anos económicos diferentes em função da execução da própria obra”, sendo que previsto no plano e orçamento de 2018 encontram-se as verbas necessárias para projetos de arquitetura, projetos de execução e projetos de especialidades e que “o grosso da verba só entra no orçamento de 2019”.
José Ferreira espera ter “até ao final do ano todo o processo burocrático, inclusivo a candidatura para os fundos comunitários concluída, isto se não houver atrasos que vão para além daquilo que é o normal”, adiantou.
“Com este novo quartel, os bombeiros têm ainda melhor facilidade de acesso ao lado sul da ilha, mas só com a segunda fase da variante é que poderão chegar mais depressa ao lado norte”, recordou o presidente da AHBVF.
Por outro lado, Ferreira salientou que uma “maior acessibilidade ao centro da ilha, à freguesia dos Flamengos, e ao lado norte da ilha nomeadamente a partir da Praia do Almoxarife, permitia a esta corporação cobrir o lado norte da ilha também até à freguesia dos Cedros com a mesma rapidez que o faz ao lado sul da ilha”, pelo que lança um “desafio ao Presidente da Câmara e ao Governo Regional dos Açores de estudar esta questão uma vez que passamos agora a ter uma necessidade que é premente e que merece ser estudada”, entendeu.
Por sua vez, José Leonardo também demonstrou a sua satisfação com o avanço do projeto afirmando que “estamos a começar o ano muito bem na ilha do Faial com um investimento importantíssimo”.
Para o edil, este investimento “vai permitir que a nossa associação de bombeiros voluntários tenha possibilidades de crescer no futuro e que nós consigamos ter uma proteção civil cada vez mais perto das pessoas”.
O autarca, salientou ainda que brevemente terá lugar a assinatura do contrato de permuta dos terrenos onde será construído o quartel para que a AHBVF possa candidatar-se a fundos europeus.
PSD Faial satisfeito com o avanço do projeto
Os deputados do PSD eleitos pelo Faial, numa nota enviada às redações, congratularam-se com a entrega deste documento e relembram que “no âmbito do debate e aprovação do plano e orçamento da Região para 2018, propuseram um reforço da verba para este investimento para garantir que a obra se iniciasse ainda este ano”.
Para além disso, Carlos Ferreira e Luís Garcia também propuseram “uma alteração ao plano do Governo regional para 2018 para recolocar a construção da 2ª fase da variante à cidade nas prioridades dos investimentos regionais”.
No entanto, a maioria absoluta do PS, incluindo os deputados eleitos pelo Faial, na Assembleia Legislativa chumbou as duas propostas.
Para os deputados do PSD, “não deixa de ser absolutamente incoerente verificar que, por um lado, alguns dirigentes e autarcas do PS do Faial afirmam que defendem o reforço de verbas para a construção do novo quartel e a construção da 2ª fase da variante e, por outro, os seus deputados, eleitos pelo Faial, na Assembleia Legislativa chumbam propostas que vão ao encontro destas reivindicações do Faial”, sustentam.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!