Tem por título “DESpertar – O triunfo pelo desporto, educação e saúde no combate à pandemia motora induzida pela COVID-19 em crianças e jovens açorianos” e é o mais recente projeto do Governo Regional dos Açores que pretende dar respostas sustentadas para superar os impactos constrangedores dos sucessivos confinamentos de crianças e jovens face à pandemia da COVID-19.
Para isso foi estabelecida uma parceria estratégica entre o Governo Regional dos Açores e a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, integrando as áreas de atuação da Direção Regional do Desporto, Direção Regional da Educação e Administração Educativa, Direção Regional da Saúde, Direção Regional para a Promoção da Igualdade e Inclusão Social, Direção Regional da Juventude e Direção Regional da Solidariedade Social.
Para além de investigadores da Universidade do Porto, o projeto conta com investigadores da Universidade dos Açores, Universidade da Madeira, Universidade de S. Paulo (Brasil) e Universidade de Louisiana (EUA).
Este projeto de investigação, que foi declarado de relevante interesse público regional conforme aprovação em Conselho de Governo da Resolução n.º 62/2022 de 8 de abril de 2022, integra uma amostra que compreende as crianças do pré-primário até aos jovens do secundário.
Na prática, o estudo abrange cerca de 7 mil crianças e jovens no total, produzindo cerca de 500.000 de dados, sendo que a participação é voluntária e todo o processo de avaliação irá decorrer em contexto escolar sem qualquer prejuízo dos trabalhos do ano letivo, e, naturalmente, com o conhecimento dos responsáveis pelos agrupamentos escolares, diretores de turma, professores de TIC e professores de Educação Física.
CONHECER PARA AGIR
Neste sentido, é importante conhecer o estado de crescimento, desenvolvimento (motor) e estilos de vida da população infanto-juvenil; os níveis dos seus comportamentos positivos, resiliência e motivações para a prática desportiva; e o estado da sua saúde metabólica, considerando também a extensão da prática desportiva das crianças e jovens no contexto dos seus clubes, a par dos aspetos relevantes do contexto escolar e das famílias para resultar um quadro sistémico e integrado.
Isto é, o “DESpertar – O triunfo pelo desporto, educação e saúde no combate à pandemia motora induzida pela COVID-19 em crianças e jovens açorianos” estende-se além dos aspetos físicos, merecendo atenção especial as questões relacionadas com a concentração, resiliência, natureza social e saúde, com exemplo para o estudo dos padrões anormais que levam à obesidade; o qual vai servir de base para que a Região possa produzir políticas públicas com qualidade de nível elevado.
A partir desta enorme recolha de dados e da sua análise detalhada, os Açores poderão ter não só o desenho e a implementação de políticas públicas para que cada criança e jovem tenha a oportunidade de crescer e desenvolver-se de um modo harmonioso e saudável, mas também o conhecimento sólido e objetivo dos seus alunos e atletas para que, sobretudo, os Profes-sores de Educação Física e treinadores consigam planear as suas aulas e os seus treinos com mais e melhores ferramentas.
Não menos importante é a perspetiva da família, ou seja, a informação pormenorizada sobre o modo como crescem e se desenvolvem no seu seio e no contexto das suas escolas.
Quanto ao plano de trabalho, destaque para as várias etapas em termos de formação e certificação das equipas de campo (Professores de Educação Física da Região e Técnicos do Desporto) e recolha dos dados nas escolas dos diferentes níveis de ensino, começando pelas ilhas Corvo, Flores e Graciosa (no final de novembro), seguindo-se as outras ilhas do arquipélago.
É de salientar que o “DESpertar – O triunfo pelo desporto, educação e saúde no combate à pandemia motora induzida pela COVID-19 em crianças e jovens açorianos” é pioneiro no país, sendo a primeira vez que teremos um retrato detalhado do crescimento, desenvolvimento motor, competências psicológicas, hábitos de saúde, níveis de atividade física e prática desportiva de crianças e jovens no contexto da sua família, escola, região e ilha.
IMPORTÂNCIA DA ADESÃO
Por outro lado, salienta-se a importância da adesão ao projeto por parte dos pais das crianças e jovens, no sentido de darem o seu consentimento à participação dos seus educandos, dizendo “SIM” e tendo sempre presente que este é um trabalho de todos e para todos, relevante para as comunidades, e que tem como missão a apresentação das melhores condições para um crescimento saudável e um desenvolvimento sustentável das crianças e dos jovens açorianos.