PROJETO DO GOVERNO REGIONAL “ATELIER DO CÓDIGO” APRESENTADO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA

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A Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto, acompanhou o Presidente do Governo na visita ao Clube de Programação e Robótica da Escola Secundária da Lagoa, um dos 22 clubes do género criados, desde o ano passado, em escolas da Região, no âmbito do Plano de Ação para a Cultura Científica e Tecnológica.

O Presidente do Governo Regional da Região Autónoma dos Açores, Vasco Cordeiro, anunciou, ontem, na Escola Secundária de Lagoa, o novo projeto “Atelier do Código”. Este projeto vai permitir, a partir do próximo ano letivo, que cerca de 15 mil alunos do primeiro e segundo ciclos se familiarizem com as linguagens de programação informática e da computação.

“Durante o próximo ano letivo, este projeto, que representa um investimento de cerca de um milhão de euros do Governo dos Açores, estender-se-á praticamente a todas as escolas da nossa Região, abrangendo cerca de 15 mil alunos”, adiantou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo lembrou, ainda, que, no seguimento deste projeto, foi publicado, na semana passada, o concurso público para aquisição de cerca de dois mil computadores, estando para breve a abertura de um segundo concurso para as licenças e a formação dos professores que estarão envolvidos no “Atelier do Código”.

As escolas do primeiro e segundo ciclos terá, assim, os seus parques informáticos modernizados e reforçados com novos computadores, e, nos casos necessários, com aumento da cobertura das redes wireless existentes, para que se possam dispor de todas as condições técnicas para este projeto.

Vasco Cordeiro salientou ainda que, o “Atelier do Código” não representa mais carga horária para os alunos, mas sim uma forma de redirecionar e enriquecer os conteúdos das aulas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para estas matérias.

Durante a visita ao Clube de Programação e Robótica da Escola Secundária da Lagoa, Vasco Cordeiro teve a oportunidade de inteirar-se do trabalho desenvolvido pelos alunos, como é caso da criação de aplicações para telemóveis, a programação de um robot e a programação, modelação e animação do videojogo “A Descoberta e o Povoamento dos Açores”.

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