PS considera informação cientifica produzida nos Açores de referência mundial

0
11

“Os Açores produzem informação científica de referência mundial”, considerou o deputado socialista,  Paulo Borges,  esta quarta-feira na sessão plenária de novembro. 

Segundo explanou, “os fundos estruturais e os fundos do Horizonte 2020 para o período 2014-2020 darão um enorme relevo aos investimentos em ciência, tecnologia e inovação”, constituindo os próximos seis anos “um grande desafio para a ciência nos Açores”.

Para Paulo Borges “os centros de investigação dos Açores são essenciais na construção e desenvolvimento da política regional de Ciência”, possuindo e gerando “conhecimento fundamentado sobre a nossa realidade, as fragilidades e as forças dos sistemas insulares”. Com base num trabalho de compilação de trabalhos científicos produzidos na Região, Paulo Borges destacou o trabalho “sobretudo no âmbito das ciências naturais e do ambiente” muito dele realizado pelos “bolseiros e investigadores contratados a termo”.

O parlamentar socialista realçou que “muita da investigação que usa as nossas ilhas como modelo” visa tirar conclusões “reprodutíveis a nível internacional em regiões similares”, em áreas como a biologia marinha, biodiversidade/ecologia, vulcanologia, biotecnologia, produção animal, clima e ciências da saúde.

 

A investigação nos Açores, considerou Paulo Borges, tem por isso um “valor intrínseco para a investigação aplicada e para o desenvolvimento de políticas sustentadas na área do turismo da natureza de uma agricultura e pescas sustentáveis”. 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO