PS quer apostar na busca do pretendido desenvolvimento da ilha do Faial

0
11

Ana Luís, de 40 anos, economista, é a candidata à liderança da lista rosa pelo círculo eleitoral do Faial.
Nos últimos quatro anos assumiu as funções de Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.
Ana Luís não é nova nestas andanças, já que, em 2008, ocupou o terceiro lugar da lista socialista, tendo mesmo alcançado o lugar de deputada regional após a desistência de Fernando Menezes, então primeiro candidato do PS/Faial.

 

Quais são os principais projetos que o seu partido gostaria de ver implementados na ilha do Faial?
São várias as áreas em que o Partido Socialista tem apostado na ilha do Faial. Claramente, que o mar é uma delas. E aqui não estou a falar de um projeto em concreto mas sim num conjunto de medidas que, sem dúvida, evidenciam a centralidade desta ilha. Escola do Mar, Centro de Observação Oceânica, Centro de Aquicultura e a 2.ª fase do porto da Horta trarão não só novas infraestruturas ao Faial mas, sobretudo, mais conhecimento, associado, claro, ao pólo de excelência que é o Departamento de Oceanografia e Pescas.Com estas medidas, consegue-se também alcançar outro dos objetivos do PS, que é a criação de emprego. Enquanto houver pessoas que não trabalhem por falta de ofertas de emprego, temos de continuar a manter esforços nesta área.
Considero, ainda, fundamental a permanente melhoria no setor da saúde. As obras que irão ocorrer no Hospital da Horta serão, sem dúvida, mais-valias para os utentes que recorrem a este serviço.
Por fim, não posso deixar de referir o turismo. Com o crescimento que é inegável neste sector, lembro que, no Faial, até julho, tivemos mais 9000 mil dormidas na hotelaria tradicional, temos de preparar a ilha de forma a dar sustentabilidade a esta atividade e potenciar o alargamento e dinamização da estadia de quem nos visita. Por isso é indiscutível a necessidade de ter no Faial um conjunto alargado de atrativos, fundamentalmente na área ambiental, para quem nos visita.

Que análise faz ao Faial neste momento?
O Faial passa, como já referi, por um processo de significativo crescimento ao nível de um dos sectores estratégicos para o seu desenvolvimento, o turismo. O número de turistas cresceu muito significativamente, como o demonstram os números no alojamento tradicional e rural, com reflexo nos proveitos que lhe estão associados, assente num novo contexto em termos de acessibilidades. O número de passageiros desembarcados por via aérea e marítima cresceu substancialmente e verifica-se a existência, ainda agora, de turistas na nossa ilha, o que traduz um esbatimento na sazonalidade habitualmente associada a esta atividade.

 

LEIA A NOTICIA COMPLETA NA NOSSA EDIÇÃO IMPRESSA OU

SUBSCREVA A ASSINATURA. Basta preencher o formulário

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScF1d_clSmrQ16Tj0nvB7RJMzSS4JV3xf0WoCWtiykBM8hEKA/viewform

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!