PSD/Açores quer criar comissão eventual para a revisão do sistema eleitoral

0
13

A bancada do PSD na Assembleia Legislativa dos Açores anunciou segunda-feira a apresentação de uma proposta para criar uma comissão eventual com vista à redução do número de deputados na região. 

A intenção foi apresentada em conferência de imprensa pelo  líder parlamentar social-democrata, Duarte Freitas, que entende que, “em altura de grandes dificuldades para o povo”, a classe política deve dar um exemplo de “contenção e de razoabilidade”. 

De acordo com Duarte Freitas, esta revisão da lei eleitoral deve assentar em quatro princípios fundamentais: a efectiva diminuição do número de deputados, a garantia da diversidade partidária, a melhoria da proporcionalidade do sistema e o reforço da realidade de ilha. 

Duarte Freitas não quis avançar com números concretos no que diz respeito à redução, acrescentando que será a comissão eventual a definir isso. 

“Esse trabalho de debate e consensualização tem de começar já, sob pena de não o conseguirmos concretizar, defraudando as expectativas de milhares de açorianos”, insistiu Duarte Freitas, que relembrou que, “caso não se proceda a uma alteração da lei eleitoral nos Açores nas próximas eleições regionais, dentro de quatro anos, a região estará novamente a braços com o problema do aumento do número de deputados.



O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO