PSD elogia novo paradigma do Governo nos apoios aos clubes em competições nacionais

0
52
blank

O deputado do PSD/Açores Paulo Gomes elogiou hoje a celeridade com que o Governo da Coligação reviu a concessão de apoios oficiais para a época desportiva em curso, considerando que o executivo “criou um novo paradigma, que vem beneficiar os diversos clubes, das várias modalidades, que ostentam ‘a palavra Açores’”, disse.

“Foram revistos os critérios de atribuição dos referidos apoios, a disponibilizar em tempo útil, ou seja referentes à época em curso (2022/23), e que vão abranger os clubes que estão no mesmo patamar desportivo, e não apenas aqueles que tenham obtido a melhor classificação na época desportiva anterior”, explica o social-democrata.

“Uma grande diferença face ao passado recente, tem a ver com a possibilidade de os apoios serem concedidos mais cedo, sendo parcialmente pagos na fase inicial da época desportiva. Isso antes não acontecia, o que criava sempre problemas graves de tesouraria aos clubes”, refere Paulo Gomes.

O parlamentar realça que, “está também feita justiça relativamente aos clubes que consigam subidas de escalão, e que agora vão ficar em circunstâncias de igualdade face aos que já tinham conseguido alcançar patamares mais elevados, como acontece no Futebol, nos principais níveis competitivos da Liga Portugal e da Federação Portuguesa de Futebol”, adianta.

Paulo Gomes refere igualmente que, “nos campeonatos nacionais de Andebol, Basquetebol, Hóquei em Patins, Voleibol, Ténis de Mesa e Futsal estão garantidos, e em tempo útil, os apoios aos clubes desportivos açorianos cujas equipas masculinas e femininas participem no nível competitivo mais elevado”.

Garantido está também o apoio oficial ao Azores Rallye, “um evento que contribui para a projeção nacional e internacional da Região, e que se realiza na época baixa da nossa ocupação turística, trazendo aos Açores equipas de grande notoriedade. Igualmente o campeão açoriano da modalidade será apoiado para a época seguinte”, frisa o deputado do PSD/Açores.

E acrescenta que “podem também ser atribuídos apoios a outros atletas de modalidades individuais, que tenham sido formados nos Açores, desde que a sua notoriedade fora da Região seja comprovadamente relevante”.

“Trata-se de um novo quadro de apoios, do qual constam as obrigações de promoção turística a assumir pelas entidades desportivas beneficiárias, mediante os contratos-programa celebrados com o Governo Regional, e que entendemos como mais benéficos e consentâneos com a nossa realidade, pelo que só podemos elogiar a forma como foram concebidos”, conclui Paulo Gomes.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!