Psicologia nos Açores – Página Mensal da Delegação Regional da Ordem dos Psicólogos Portugueses

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NOTA DE ABERTURA – As promessas do início do ano

O início do ano é marcado por um tempo de compromisso connosco próprios. Na nossa cultura, o ritual da passagem de ano – comer doze passas – parece contribuir para perpetuar este ciclo de desejos.
Prometemos aproveitar melhor a vida, fazer ou completar aquele projecto que permanece em segundo plano, passar mais tempo com quem gostamos, poupar dinheiro para realizarmos um determinado sonho, fazer mais exercício físico, enfim, inúmeras promessas.
A passagem de ano caracteriza-se, assim, por um tempo de reflexão, por um balanço sobre a nossa vida, o que já fizemos e o que sucessivamente deixamos por fazer, por um desejo de mudança e pela consciência que a vida é única, finita e que o nosso fim ocorrerá num momento imprevisível. Do ponto vista psicológico, esta consciência da finitude, da nossa própria morte permite-nos compreender a importância da vida e incentiva-nos a vivê-la na sua plenitude.
Munido deste espírito, para 2018, proponho que escreva os seus doze desejos e dedique um a cada mês (este é o tempo para o transformar num hábito) e verá que, mesmo sem concretizar todos, aumentará o seu bem-estar subjectivo, que se caracteriza pela satisfação com a vida e pela predominância de emoções positivas.
Bom Ano!

M Luz Melo

 

A Criança, a escola e as aprendizagens…

Ao pensar na criança, na escola e nas suas aprendizagens verificamos que atualmente existe uma elevada preocupação em promover o sucesso escolar. Frequentemente são debatidas questões como desenvolver o interesse, a motivação e consequentemente atingir o sucesso escolar do maior número de alunos possível.
Observamos que a escola de hoje acolhe crianças e alunos muito diferentes no seu ritmo, capacidade e motivação para a aprendizagem. São comuns os problemas de comportamento e desinteresse académico e os professores dão sinais de desgaste físico e emocional.
Será que existe uma valorização de questões cognitivas, pressão em cumprir currículos em detrimento de questões emocionais?
A criança continua a necessitar de brincar, de criar e fantasiar para aprender a gerir as suas emoções, criatividade e competências sociais de interação com os outros.
Denoto uma excessiva relevância que os professores e pais atribuem ao sucesso académico deixando para segundo plano o desenvolvimento pessoal. Será que não é possível encontrar um equilíbrio?
Torna-se necessário criar situações de envolvimento de todos os agentes educativos; é importante reforçar o objetivo pedagógico, desenvolver tarefas escolares motivadoras na medida em que para valorizar o esforço e a aprendizagem é fundamental envolver, orientar o aluno em relação à tarefa, trabalhar a motivação intrínseca e procurar minimizar a avaliação social e a competição. Para tal é necessário o envolvimento dos pais no processo de aprendizagem dos filhos.
O ambiente escola promove o estabelecimento de relações, que se querem, saudáveis, tornando-se fundamental que os alunos reconheçam as suas emoções e aprendam a solucionar problemas, desenvolvendo a sua capacidade de resiliência.
Acreditamos que uma criança confiante, bem aceite e valorizada estará mais disponível para a aprendizagem podendo atingir mais facilmente o sucesso esperado pelos que lhe são mais próximos.
A psicologia da educação focaliza a sua acção na promoção do processo de ensino-aprendizagem, e em tudo o que possa condicionar a aquisição de conhecimento.
Os psicólogos escolares que trabalham diariamente nas escolas procuram promover a eficácia dos ambientes educativos tendo como objectivo principal assegurar o acompanhamento do aluno, individualmente ou em grupo, ao longo do processo educativo, bem como assegurar o apoio ao desenvolvimento do sistema de relações interpessoais no interior da escola e entre esta e a comunidade.
O psicólogo escolar deve ser encarado como um agente promotor de mudança sustentada pela cientificidade do seu conhecimento. A Psicologia enquanto ciência que estuda o comportamento humano, permite ao psicólogo escolar contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos e para a construção da sua identidade pessoal, bem como, colaborar com outros serviços da escola como é o caso da educação especial, contribuindo para a avaliação de alunos com necessidades especiais, estudando a sua situação e propondo as intervenções adequadas.
Este profissional também promove atividades específicas de informação escolar e profissional que ajudam os alunos a refletir sobre as oportunidades, tanto no domínio dos estudos e formações como no das atividades profissionais, favorecendo a indispensável articulação entre a escola e o mundo do trabalho.
O psicólogo escolar procura não só estudar as relações existentes entre as situações educacionais e os vários motivos que as determinam, mas fomentar e intervir nos mais diversos contextos, ajudando a desenhar e redesenhar situações, entre as dúvidas, certezas e incertezas que fazem parte da construção do dia a dia das escolas, da dinâmica das famílias, das crianças, dos jovens e dos homens de amanhã!

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Teresa Silveira – Psicóloga na Escola Cardeal Costa Nunes – EBS Madalena

 

ACONTECEU – Atividades da DRA

Terminou a exposição “A Depressão na Objetiva de um Fotógrafo”, que esteve patente até 21 de janeiro de 2018, no piso 1 da loja do Arquipélago – Centro de Artes Contempo-râneas, na Ribeira Grande.
Relembre-se que a iniciativa decorreu no âmbito da campanha Depressão: Vamos Agir e reforçou a parceria de sucesso entre a Associação de Fotó-grafos Amadores dos Açores (AFAA) e a DRA. O objetivo consiste em sensibilizar o público alvo para a importância da saúde mental e combater o estigma associado à depressão.
Além das visitas habituais à exposição, a mostra contou com a Tertúlia “As imagens na Voz dos Fotógrafos”, com o contributo da psicóloga Célia Barreto, e com visitas programadas pelas escolas da Ribeira Grande, proporcionando mo-mentos de reflexão ao público em geral e aos jovens daquela cidade.

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A ACONTECER – Desafios…

De 12 a 15 de setembro de 2018, a OPP promoverá o 4º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugue-ses. Este grande marco da Psicologia em Portugal decorrerá na cidade de Braga e promete, uma vez mais, ser um espaço de reflexão e de partilha de informação entre todos os profissionais da Psicologia nacional e internacional. As inscrições já se encontram abertas em www.oppcongressso2018.pt e os bilhetes com preço especial esgotados. Proce-da o mais breve possível à sua inscrição para poder beneficiar dos bilhetes com desconto.
Continuam a decorrer as candidaturas às especialidades. Nos dias 16 e 17 de fevereiro, a OPP promoverá o primeiro encontro das especialidades, que procurará debater, num só espaço “Três Especiali-dades de uma só Psicologia”.
A exposição fotográfica “A Depressão na Objetiva de um Fotógrafo” segue novo rumo. A iniciativa, que pretende chegar a todas as cidades da Região, inaugurará brevemente na cidade de Lagoa, com a parceria da Autarquia Local.

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