Quarta edição do Festival Cordas apresentada ao público

0
48
DR
A quarta edição do Festival Cordas foi apresentada esta semana ao público. De 11 a 15 de setembro, o concelho da Madalena, na ilha do Pico, Açores, recebe músicos e instrumentos de corda dos quarto cantos do planeta. 

O pai da Bossa Nova, João Gilberto, deixou este mundo há um mês. O realizador suíço George Gachot trabalhou por vários anos para executar “Onde Está Você, João Gilberto?”. O filme estreia nos Açores na programação do Festival Cordas, que além de um cartaz recheado de músicos e instrumentos de corda, apresenta um programa educativo à volta da arte dos cordofones.
Os concertos acontecem no Auditório da Madalena de 11 a 14 de setembro, pelas 21h30, e o encerramento, que convida todos os tocadores de instrumentos de corda da ilha, que desejem participar a juntarem-se, no domingo, 15 de setembro, pelas 18h na MiratecArts Galeria Costa.
Visitas às escolas, recitais ao meio-dia no Museu do Vinho, programas acústicos ao final da tarde na Gruta das Torres, improvisação na Lagoa do Capitão, uma exposição na Atlântico Teahouse e programas surpresa em vários locais, incluindo na MiratecArts Galeria Costa, preenchem o concelho da Madalena do Pico com música durante os 5 dias do festival de músicas do mundo.
Rafael Carvalho, o violeiro micaelense “guardião da viola dos dois corações”, como foi chamado pelo Diário de Notícias, deu um saltinho à ilha do Pico para ajudar a lançar os planos e o cartaz da quarta edição do festival. “O Festival Cordas promove o encontro da Viola da Terra com instrumentos de várias partes do mundo, internacionalizando-a, sem ´sair da Ilha´,” diz Rafael Carvalho, depois de partilhar sua música no cenário natural do Santuário dos Dragoeiros no Museu do Vinho, local favorito para concertos, incluindo Música no Museu durante o Festival Cordas. www.festivalcordas.com

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO