Rede regional de creches e ATL reforçada em Angra do Heroísmo por proposta do BE

0
11

As respostas da rede de creche e ATL entre as freguesias de São Bartolomeu e Altares, na zona oeste de Angra do Heroísmo vão ser reforçadas, por proposta do Bloco de Esquerda aprovada hoje no parlamento. Paulo Mendes, deputado do BE diz que este é “um primeiro passo muito importante para finalmente serem supridas as necessidades de ATL e no futuro também de creches na zona entre as freguesias de São Bartolomeu e Altares”.
A proposta, apresentada pelo deputado Paulo Mendes, surgiu no seguimento de uma petição – já debatida no parlamento – contra o encerramento da escola das Cinco Ribeiras, em que os peticionários afirmavam que a redução de alunos se devia ao facto de não haver uma resposta social após o horário escolar, o que obrigou muitas crianças a mudar de escola.
Assim, com o reforço da rede regional de creches e ATL, estarão criadas melhores condições para fixar população jovem nas freguesias mais distantes do centro de Angra do Heroísmo, e combater o seu despovoamento, assim como evitar o encerramento de escolas do primeiro ciclo.
A aprovação desta proposta contribui de forma decisiva para o cumprimento da pretensão de centenas de peticionários que tinham o objetivo de ver reforçadas as respostas complementares à frequência do primeiro ciclo, não só nas Cinco Ribeiras, mas em outras freguesias do concelho.
“Como é que fomentamos a atratividade destas freguesias mais rurais? É justamente através do enraizamento das suas populações, fator dinamizador que aliado à manutenção e criação de respostas públicas de apoio à infância, adolescência e juventude funcionarão como rede de suporte à fixação de mais famílias com o esperado efeito rejuvenescedor”, disse Paulo Mendes durante o debate.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO