O Presidente da Câmara Municipal da Horta destacou a importância dos cuidados paliativos, na apresentação do livro “Da ciência, do amor e do valor da vida. Relatos e padrões da identidade dos cuidados paliativos”, da autoria da Dra. Isabel Galriça Neto.
Carlos Ferreira reconhece “que muito ainda deverá ser feito para que os cuidados paliativos sejam uma realidade em todos os hospitais e unidades de saúde do País e da Região, matéria relativamente à qual os Municípios não podem ficar alheios”.
Citando a autora, médica com mais 30 anos de experiência e pioneira na criação de unidades de Cuidados Paliativos em Portugal, o edil realçou que “os cuidados paliativos são um direito humano e constitucional, o de ter acesso à saúde em qualquer fase da doença”, e acrescentou, usando das palavras da Dra. Isabel Galriça Neto, que “é preciso que as pessoas saibam que numa fase de vivência de doenças mais graves, a vida continua a ter valor e sentido”.
Deixando uma palavra de reconhecimento e a gratidão à autora do livro, o edil afirmou, na sessão de apresentação no Salão Nobre dos Paços do Concelho, realizada a 25 de abril, que “este deve promover a reflexão que nos merece esta matéria, no sentido de melhor se compreender a dimensão humana, mesmo em tempos de dificuldade e doença, sendo fundamental aumentar a literacia sobre os cuidados paliativos, através da desmistificação de preconceitos e medos e através de testemunhos reais de doentes e familiares”, concluiu.
Esta edição, da responsabilidade da Editora Oficina do Livro, foi apresentada pela Enfermeira do Hospital da Horta, Cristina Abrantes.