Região reconhecida com prémio na área dos Cuidados Paliativos

0
31
blank
DR/GAcs

O Secretário Regional da Saúde felicitou hoje o Grupo de Amigos dos Cuidados Paliativos e a Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital do Divino Espirito Santo, em Ponta Delgada, pela autoria de um dos quatro projetos vencedores do programa Humaniza, da Fundação La Caixa.

“É uma honra para os Açores estar entre os melhores projetos nacionais apoiados pela Fundação La Caixa, direcionados para o apoio a pessoas com doenças avançadas. É com enorme orgulho que assisto ao reconhecimento do nível de qualidade das iniciativas e das equipas que trabalham nesta área na Região”, afirmou Rui Luís.

O projeto pretende aumentar a literacia em cuidados paliativos da população açoriana e irá decorrer nos 19 concelhos do arquipélago.

Designado ‘IntegrAçores – Cuidados Paliativos Integrais para Todos’, este projeto prevê a criação de um programa de voluntariado de apoio aos doentes e suas famílias, integrado nas equipas de cuidados paliativos da ilha de São Miguel, tanto em contexto familiar como hospitalar.

Noutra vertente, propõe formar profissionais de saúde em todas ilhas para melhorar a abordagem paliativa e ainda integrar uma plataforma de registo que permita melhorar a cooperação entre profissionais de cuidados paliativos das diferentes ilhas.

O projeto vencedor na Região tem também por objetivo facilitar o acesso a ajudas técnicas a doentes em cuidados paliativos com mobilidade reduzida ou em situação de dependência.

O titular da pasta da Saúde lembrou que esta é a segunda distinção à Região pela Fundação La Caixa no espaço de um ano, o que evidencia “o empenho do Serviço Regional de Saúde para estar à altura das melhores respostas no âmbito dos cuidados paliativos a nível nacional”.

Os projetos vencedores irão receber até 50.000 euros por ano, no âmbito do programa Humaniza – Apoio Integral a Pessoas com Doenças Avançadas, tendo passado por um processo de seleção no decurso da abertura de candidaturas para movimentos associativos com intervenção relevante junto dos doentes e respetivas famílias.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!