Revivendo – Recordando uma opinião válida

0
21

Queremos acreditar que, ainda é significativo, o número de viventes que se recorda do antigo governador do Distrito Autónomo da Horta, Doutor Freitas Pimentel.

Os derradeiros anos de vida, para quem o conheceu de perto, terão sido de autêntica desilusão, ao verificar que tantos dos seus “dedicados validos” se foram afastando e procurando azonosamente, no recém surgido sistema político, uma oportunidade de se “enfiarem” debaixo do novo “guarda-sol”, acabado de nascer, com o ressurgimento da Democracia, em boa hora aparecida, mas desde cedo, vilipendiada por tantos “cérebros” pensantes, que, naturalmente, temiam pelas suas mordomias.

Uma consequência, quase imediata, do novo sistema político, foi a implantação da Autonomia Política e Administrativa, no Arquipélago dos Açores, a qual, em nosso modesto entender, não terá sido negociada, em pé de igualdade, pelos responsáveis dos três Distritos.

Desde cedo se reconheceu e bem, que o Distrito da Horta não terá sido afortunado com tal estrutura política, já que seria o Distrito de Ponta Delgada a comandar e apresentar as operações referentes ao percurso autonómico, o qual tem vindo paulatinamente a secundarizar a importância estratégica do Ex-Distrito da Horta, no panorama ilhéu.

E, assim pensando, acudiu-nos à memória uma válida opinião do antigo governador, Doutor Freitas Pimentel, já então, retirado na sua residência, mas sempre de raciocínio perspicaz e conciso, nos seus ideais, na qual se afirmava, que o Distrito da Horta, sem Governador, acabaria por se secundarizar.

Esta afirmação válida, encontrou infelizmente para nós, caminho propício para se concretizar, com real evidência e perfeita visibilidade, dando total razão ao seu criador, feita por um homem válido e lutador, que marcou a progressivo desenvolvimento que o Distrito da Horta conseguiu.

Abril  de 2015

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!