Secretaria Regional da Cultura promove exposição para assinalar dez anos da Casa Manuel de Arriaga

0
33

A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, através da Direção Regional da Cultura, promove, até dia 30 de janeiro de 2022, na sala de exposições temporárias da Casa Manuel de Arriaga, uma exposição alusiva aos dez anos deste espaço museológico.

A Casa Manuel de Arriga, uma edificação do século XVIII, onde nasceu e viveu até aos 18 anos de idade Manuel de Arriaga, é classificada como Imóvel de Interesse Público pela Resolução n.º 148/2008 de 30 outubro, tendo sido reabilitado por iniciativa da Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional da Cultura, para se tornar um núcleo do Museu da Horta.

Inaugurado 19 de novembro de 2011, este espaço mereceu no ano de 2012 uma Menção Honrosa da Associação Portuguesa de Museologia, na categoria “Melhor Museu Português”.

Ao nível da sua conceptualização museológica, este núcleo do Museu da Horta assenta numa narrativa expositiva inspirada na figura e no pensamento da personalidade açoriana, e apostou na projeção de um espaço de problematização da história contemporânea, de reflexão sobre os ideais republicanos e de sensibilização para os valores da Democracia e da Cidadania.

Passados dez anos sobre a inauguração deste núcleo, o Museu da Horta pretende divulgar os eventos múltiplos que nele tiveram lugar, que compreenderam desde exposições temporárias de temática diversa sobre a história regional e nacional, costumes e tradições, pintura, escultura e fotografia, até concertos musicais, teatro, colóquios, conferências e workshops nacionais e internacionais.

Nos próximos dez anos, o Museu da Horta perspetiva que haja uma progressiva apropriação da sociedade civil desta casa de cultura, com o objetivo de esta ser um local de encontro privilegiado e caixa de ressonância das preocupações sociais e culturais da sociedade.

A exposição poderá ser visitada no horário regular de funcionamento da Casa Manuel de Arriaga, de terça-feira a domingo, entre as 09h30 e as 17h00.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO