Secretaria Regional do Ambiente disponibiliza candidaturas ao programa “Eco-Freguesia, Freguesia Limpa”

0
32
blank
eco freguesia

A Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas anunciou hoje que as candidaturas ao programa “Eco-Freguesia, Freguesia Limpa”, a que se podem candidatar todas as juntas de freguesia dos Açores, estão abertas até 15 de março.

O programa “Eco-Freguesia, Freguesia Limpa” tem como principal objetivo “reconhecer e distinguir os esforços” das freguesias e a “colaboração das populações” na limpeza, remoção e encaminhamento para destino adequado dos resíduos abandonados em espaços públicos, incluindo as linhas de água e a orla costeira, bem como o desenvolvimento e participação em “programas e ações de sensibilização e educação ambiental”, explica a tutela.

Desse modo, avança a Secretaria Regional, o programa em causa pretende “distinguir a limpeza das freguesias”, bem como o “bom desempenho dos cidadãos” e das diversas entidades na preservação da qualidade ambiental na região.

A iniciativa integra ainda dois projetos, nomeadamente o projeto “A Minha Ribeira”, dirigido para as freguesias onde existam linhas de água que importe monitorizar, bem como assegurar a manutenção da limpeza e o seu normal escoamento, e o projeto “Costa Limpa”, dirigido para as freguesias onde existam zonas de costa que interesse monitorizar e manter limpas.

O processo de inscrição no programa “Eco-Freguesia, Freguesia Limpa” é voluntário e gratuito, sendo que o respetivo regulamento e ficha de inscrição encontram-se disponíveis através do ‘link’ https://servicos-sraa.azores.gov.pt/doit/servicos.asp?id_dep=3&id_form=20.

Para esclarecimento de dúvidas e outras informações, está disponível o endereço eletrónico [email protected].