Secundária Manuel de Arriaga assinala Dia da Escola

0
31
blank

A Escola Secundária Manuel de Arriaga celebrou mais um Dia da Escola. Instituído para ser comemorado a 15 de maio, dia em que se constituiu de forma definitiva, em 1854, o Liceu Nacional da Horta, do qual a Escola Manuel de Arriaga (ESMA) é a continuadora, as comemorações este ano transitaram para o dia útil imediato, isto é, 16 de maio. De um programa recheado de eventos que preencheram todo o dia e que culminou com a Sessão Solene, o Tribuna das Ilhas conta-lhe o essencial.

Na passada 2ªfeira, 16 de maio, a ESMA comemorou o seu Dia da Escola. O ponto mais alto das celebrações decorreu na Sociedade Amor da Pátria, onde se realizou a Sessão Solene, presidida pelo Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia.

Na ocasião, Luís Garcia, partindo da sua própria experiência pessoal de aluno da Manuel de Arriaga, e assumindo que percebeu “desde tenra idade”, “que o segredo para o sucesso está sempre no trabalho, na organização do nosso tempo, no rigor que colocamos nas nossas tarefas e nas opções que temos sempre de fazer”, deixou um desafio à Escola para que não tenha medo de ensinar aos seus alunos estes valores, concluindo que “educar ou formar com facilitismo, e para o facilitismo, nunca – mesmo nunca – deve ser o caminho. O facilitismo, a falta de rigor e até de disciplina, podem parecer simpáticos e merecedores dos maiores elogios a curto prazo, mas comprometem o futuro, quer de cada cidadão, quer o coletivo, pela simples razão de que a vida não é feita de facilidades”, concluiu o Presidente da ALRAA.

Este conteúdo é Exclusivo para Assinantes

Por favor Entre para Desbloquear os conteúdos Premium ou Faça a Sua Assinatura