Serrão Santos defende reforço de medidas no sector leiteiro

0
7

Ricardo Serrão Santos, eurodeputado, interveio na reunião, que se realizou em Estrasburgo, para descrever a situação de crise que se vive no sector leiteiro europeu. A reunião decorreu âmbito de um encontro com os deputados europeus provenientes das Regiões Ultra- periféricas, e contou com a presença do Presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Junker.

O eurodeputado açoriano referiu a má conjugação de fatores como causa dos problemas, nomeadamente o embargo russo uma ineficaz regulação dos mercados, como fator de impacto negativo significativo na produção leiteira europeia.

Serrão Santos insistiu para a Comissão ser mais audaz a tomar medidas de regulação do mercado e outras mais particulares para responder a especificidades, como as da produção leiteira açoriana, o eurodeputado salientou ainda que a matéria se trata “de uma questão europeia que deve merecer uma respostas europeia”.

O reforço do envelope do POSEI, enquanto medida de atenuação dos efeitos da crise do preço do leite nas explorações açorianas, foi defendido pelo eurodeputado na reunião, sensibilizando o Presidente da Comissão Europeia para a importância do sector para a economia da região e do país.

Ricardo Serrão Santo referiu o esforço feito na recente modernização, dos produtores e do Governo, através de políticas públicas, que permitiram criar um sector leiteiro jovem e dinâmico na Região, no entanto diz que tem que ser “devidamente amparado” por políticas europeias “equilibradas e responsáveis”.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO