Serrão Santos insiste em apoios urgentes para o sector do leite nos Açores

0
8

Ricardo Serrão Santos defendeu esta semana em Bruxelas a urgência em proteger o rendimento dos produtores de leite nos Açores, apelando a uma solução europeia para a atual crise de preços no sector.

“É urgente investir em mecanismos europeus para proteger o rendimento dos produtores de leite e reforçar os apoios a regiões onde o sector leiteiro assume uma importância crucial em termos económicos, sociais e ambientais, (…), como é o caso dos Açores”, defendeu, em sessão plenária do Parlamento Europeu (PE) e em presença do Comissário Europeu da Agricultura, Phil Hogan.

Serrão Santos reiterou que a situação atual é consequência de um “um problema europeu que exige um forte incentivo europeu, para comprometer toda a produção europeia no processo de controlo da oferta. De contrário, haverá sempre os que continuarão a aumentar a produção e a agravar a situação dos que não têm as mesmas vantagens competitivas.”

A Comissão Europeia finalmente admitiu o impacto do fim das quotas leiteiras no agravamento dos preços aos produtores e informou que a oferta continua a aumentar, para o que terão contribuído essencialmente a Holanda, a Alemanha, a Polónia e a Irlanda.

Ricardo Serrão Santos concluiu com a referência à necessidade de garantir preços justos aos agricultores, através de medidas que reequilibrem as relações de poder entre estes e a indústria e as grandes superfícies.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO