Sistema de abastecimento de água da Ribeira do Aveiro é investimento estruturante para a agricultura em Santa Maria, afirma João Ponte 

0
19

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou hoje que o sistema de abastecimento de água da Ribeira do Aveiro é um investimento estruturante para a atividade agrícola em Santa Maria, permitindo captar, armazenar e distribuir um milhão de litros do caudal permanente de uma linha de água que não tinha qualquer aproveitamento.

“Hoje cumpre-se mais um compromisso assumido entre o Governo dos Açores e os agricultores marienses e as suas organizações representativas e isso, só por si, é motivo de satisfação. Mas, para o Governo dos Açores, o mais importante é que concretizamos um investimento orientado para o futuro, que capacita o setor agrícola, criando mais e melhores condições para o seu desenvolvimento”, referiu João Ponte.

O Secretário Regional acrescentou que este investimento também reforça a sustentabilidade ao nível da gestão dos recursos hídricos na ilha de Santa Maria, dado que “estamos a substituir a captação de água de nascentes e de furos por água que tinha como destino o mar”.

O governante falava na inauguração do sistema de abastecimento de água da Ribeira do Aveiro, composto por um açude de captação, dois reservatórios com capacidade de um milhão de litros e dois pontos de abastecimento de água aos agricultores, num investimento superior a 150 mil euros que beneficia quase duas dezenas de explorações agrícolas, numa área com 70 hectares.

Para João Ponte, este investimento resulta também do trabalho articulado e em parceria que o Governo dos Açores tem feito com a Associação Agrícola de Santa Maria e com a Câmara Municipal de Vila do Porto no sentido de identificar constrangimentos e encontrar as respostas mais cabais e eficazes para os solucionar.

João Ponte adiantou que, nesta legislatura, foi investido um total de 1,5 milhões de euros em infraestruturas agrícolas na ilha de Santa Maria.

“Foram investidos na presente legislatura cinco vezes mais em infraestruturas agrícolas do que na anterior legislatura em Santa Maria, o que traduz bem o esforço e a atenção que o Governo dos Açores tem dado a esta matéria, sendo certo que importa prosseguir no futuro com este tipo de investimento, por ser essencial à capacitação do setor agrícola”, frisou.

Simultaneamente, foi hoje assinado entre a IROA, a Câmara Municipal de Vila do Porto, a Associação Agrícola de Santa Maria e a empresa Ilhas de Valor um protocolo, que visa promover uma gestão centralizada, mais eficiente, da água e uma colaboração coordenada dos sistemas de abastecimento de água à lavoura existentes na ilha.

Com este protocolo, com uma validade de quatro anos, a autarquia fica responsável por gerir, operar e manter as infraestruturas agrícolas construídas pela IROA ao nível das redes e sistemas de captação, armazenamento e abastecimento de água à agropecuária, bem como o furo de captação de água na zona da Ribeira do Engenho e respetivo equipamento técnico, que é propriedade da Ilhas de Valor.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO