Sistemas integrados de gestão de fluxos de resíduos já funcionam na Região

0
14

Já estão a funcionar todos os sistemas integrados de gestão de fluxos de resíduos nos Açores.

A medida, levada a cabo pelo executivo regional, visa a responsabilização dos produtores, uma vez que a responsabilidade da gestão dos resíduos é transferida para uma entidade gestora devidamente licenciada.

O Plano Estratégico de Gestão de Resíduos da Região Autónoma dos Açores define os objetivos e medidas dessa gestão, tendo em vista a prevenção e valorização dos resíduos, a preservação dos recursos naturais e a minimização dos impactes negativos sobre a saúde pública.

Assim, têm vindo a ser construídos em diferentes ilhas centros de processamento de resíduos, soluções que vêm substituir os anteriores destinos de eliminação sendo que já se encontram em operação os Centros de Processamento de Resíduos das ilhas das Flores, Graciosa e Corvo, este último ainda a receber só resíduos recicláveis.

De acordo com nota informativa daquela secretaria regional, as obras dos Centros de Resíduos e de Valorização Orgânica por Compostagem das ilhas do Pico e São Jorge estão concluídas, estando a decorrer testes nos equipamentos para instalação dos concessionários, e as obras dos centros do Faial e Santa Maria estão a decorrer.