Terceira. PSD quer melhorias no Porto de São Mateus da Calheta

0
7

O candidato do PSD/Açores pela Terceira às eleições legislativas regionais, Paulo Gomes, defendeu hoje uma intervenção “que garanta a melhoria das condições de trabalho dos pescadores que laboram no Porto de São Mateus da Calheta”.

Lembrando que as pescas assumem, nos Açores, “uma importância crucial, pela extensão da ZEE, pelo forte contributo na economia da região e pelo fator social”, o social democrata recorda também que o porto de pescas de São Mateus da Calheta “é um dos portos que mais impulsiona o setor na Região, quer pelo número de embarcações ou pela quantidade de descargas em lota”.

“Trata-se do segundo porto com mais descargas dos Açores e, na freguesia de São Mateus, dependem diretamente do setor das pescas cerca de 500 pessoas”, refere Paulo Gomes.

Assim, o candidato do PSD/Açores preconiza “uma intervenção na baía do porto, nomeadamente face ao seu fundeamento, pois com a baixa-mar, torna-se difícil a operacionalidade das traineiras, em especial as de maior dimensão”.

“É igualmente imperioso construir mais casas de apresto em São Mateus. Com o forte crescimento do número de embarcações, nos últimos anos, é notória a lacuna que existe nesta matéria, sendo que as casas de apresto existentes já não têm capacidade em termos de tamanho para as reais necessidades de algumas das embarcações que laboram naquele porto”, explica.

Paulo Gomes aponta também a necessidade de ser construída, na periferia do porto de pescas, “uma estrutura coberta para preparação dos aparelhos e redes de pesca”.

E, finalmente, entende como importante “a requalificação e manutenção do entreposto frigorífico existente, uma infraestrutura que é muito importante no apoio às embarcações que utilizam o porto de pescas de São Mateus”, afirma.

Paulo Gomes conclui, sublinhando que “o PSD/Açores quer dar melhores condições aos nossos Pescadores, contribuindo decisivamente para um crescimento harmonioso do setor na Região”.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO