Trail das Nascentes – Mais de uma centena de atletas correm para assinalar Dia Mundial da Água

0
23
DR/Filipe Gonçalves

Mais de uma centena de atletas participaram, no passado domingo, dia 19 de março, num evento desportivo de trail run que percorreu as nascentes do Grupo das Águas Claras com o objetivo assinalar do Dia Mundial da Água.

A I edição do Trilho das Nascentes, organizado pela Câmara Municipal da Horta, numa parceria com Clube Independente de Atletismo Ilha Azul (CIAIA), a Junta de Freguesia do Capelo e de Castelo Branco, com uma extensão de 12,5 quilómetros revelou-se num verdadeiro teste à resistência dos participantes.

Na linha da partida, junto à borda da Caldeira, a chuva e o vento, lembravam aos atletas que se encontravam no ponto mais alto da ilha, com as temperaturas a rondar os 5 graus.

Pela frente um piso muito técnico dificultado pela lama, fazia ressaltar o companheirismo e o espírito típico do Trail Running, ao longo das principais nascentes de água da ilha, o percurso proposto pela organização.

A prova terminava na Freguesia do Capelo, no Império da Ribeira do Cabo, onde se encontrava patente uma exposição, alusiva às comemorações do Dia Mundial da Água “A Nossa Água da Origem à Torneira”.

As condições atmosféricas que se faziam sentir não condicionaram a prestação dos atletas do CIAIA, que no escalão de seniores masculinos, ocuparam o pódio. Dário Moitoso, foi o primeiro a cortar a meta, secundado por Ricardo Ávila, enquanto José Baptista, fechou o pódio.

Também em veteranos masculinos, os dois primeiros lugares do pódio foram ocupados pelos atletas do clube Ilha Azul. Francisco Salgueiro foi o primeiro e Carlos Garcia o segundo. Roberto Vieira foi o terceiro.

Já em femininos e no escalão de seniores, destaque para a prestação de Ângela Gomes, que foi a primeira mulher a cortar a meta. Em segundo chegou Andrea Mota e Tatiana Melo do CIAIA, foi a terceira. Nas veteranas, Margarida Pereira, foi a melhor, ocupando a primeira posição do pódio. Susana Garcia, também do CIAIA, foi a segunda e Luísa Flores terminou em terceiro.

 

SUBSCREVA A ASSINATURA. Basta preencher o formulário

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScF1d_clSmrQ16Tj0nvB7RJMzSS4JV3xf0WoCWtiykBM8hEKA/viewform

https://www.tribunadasilhas.pt/

https://www.facebook.com/tribunadasilhas

https://twitter.com/tribunadasilhas

http://issuu.com/tribunadasilhas

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO