Trail Run – Taça de Portugal 2019 disputa-se na Graciosa

0
63
Azores Trail Run® - Windmills Trail é o primeiro evento de trail organizado na Graciosa

Depois das Flores em 2018, a Taça de Portugal volta a disputar-se numa ilha açoriana.
O Azores Trail Run® – Windmills Trail é o primeiro evento de trail organizado na Graciosa e vai contar com uma prova aberta.

A marca AzoresTrail Run® vai estrear mais um evento de trail nos Açores. A primeira edição do ‘Graciosa Windmills Trail’ vai decorrer a 23 de novembro na ilha da Graciosa e acolhe a final da Taça de Portugal de Trail.
Este evento será disputado pelos 130 apurados nas diversas competições da Associação de Trail Running de Portugal (ATRP), qualificados entre os mais de 3500 atletas que participaram, ao longo do ano, nas provas que decorreram por todo o país.


Em simultâneo com esta competição de âmbito nacional, decorrerá uma prova aberta, no mesmo percurso que apresenta uma extensão de 40 kms e “que explora alguns dos trilhos que compõem a Grande Rota da Graciosa e outros com grande potencial e ainda pouco usados”, revela a organização numa nota de antevisão do evento enviada às redações.
Segundo o coordenador do Azores Trail Run®, o facto a ATRP ter escolhido os Açores, pelo segundo ano consecutivo, como palco da Final da Taça de Portugal de Trail, para além de “ser motivo de grande orgulho”, é a prova de que “a modalidade tem todas as condições para se afirmar com padrões de excelência na Região”, lê-se.
No documento, Mário Leal realça que desde que a marca Azores Trail Run®, foi criada, há cerca de 5 anos, fruto de “muito trabalho”, têm “conseguido mostrar que os Açores têm as condições ideais para a prática do trail, rivalizando com os melhores locais do país e do mundo”, regista.
Para além da crescente afirmação internacional dos eventos Azores Trail Run®, com cada vez mais participantes, de múltiplas nacionalidades, a correr nos trilhos do arquipélago, Mário Leal congratula-se com a possibilidade de levar estes eventos às ilhas mais periféricas, apesar das dificuldades acrescidas que isso representa.
“Com a criação do Windmills Trail, que homenageia os típicos moinhos da Graciosa, o Azores Trail Run® já marca presença em 7 das 9 ilhas dos Açores, sendo que foram privilegiadas aquelas em que, em teoria, seria mais difícil montar este tipo de eventos, já que chegamos ao final de 2019 com eventos em todas as ilhas à exceção de Terceira e São Miguel”, avança Mário Leal, na mesma nota do ATR®.
Também o presidente da ATRP destaca o “magnífico evento” que foi possível montar em 2018, na ilha das Flores, e está otimista em que seja possível repetir o feito em novembro na Graciosa.
Para Rui Pinho, a realização da Final da Taça de Portugal de Trail num destino como a ilha Graciosa é uma forma de cumprir aquele que acredita ser um dos desígnios da modalidade: a divulgação de destinos nacionais de beleza natural ímpar.
O Windmills Trail percorre parte do litoral da Graciosa, com passagem por alguns dos pontos mais emblemáticos da Ilha, como as Termas do Carapacho ou a Furna da Maria Encantada.
A ilha tem aproximadamente 61 km² e é a menos montanhosa do arquipélago, com 405 metros de altitude máxima no bordo sul da Caldeira. Estas características em termos de relevo fazem da Graciosa a menos húmida das ilhas.
A Graciosa conta com 4 391 habitantes (2011), na maioria concentrados na vila de Santa Cruz, único concelho da ilha. Os atletas poderão correr numa paisagem única onde se conjuga o verde das pastagens com o branco das casas e das povoações, salpicada por pequenas caldeiras que marcam a sua origem e atividade vulcânica.
As inscrições para esta prova são limitadas, estão disponíveis no site oficial do Azores Trail Run®, em www.azorestrailrun.com, até ao próximo dia 15 de novembro.
Em mais este evento desportivo o Azores Trail Run® conta com o alto patrocínio do Governo Regional dos Açores.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO