Vasco Cordeiro recebeu novo Comandante Regional da PSP

0
6
DR

O Presidente do Governo recebeu, esta quinta-feira, o novo Comandante Regional dos Açores da PSP, a quem manifestou a intenção de prosseguir a cooperação que tem permitido dotar as forças de segurança com novos equipamentos e viaturas, direcionando, nesta fase, este apoio para as infraestruturas.

“Fazemos intenção de prosseguir esta colaboração, centrando-nos, nesta fase, em termos de infraestruturas, uma vez que já houve uma primeira fase intensa de apoio a equipamentos e viaturas”, afirmou Vasco Cordeiro, após o encontro com o Superintendente Luís Viana, que decorreu em Ponta Delgada.

Em declarações aos jornalistas, o Presidente do Governo adiantou ainda que o histórico de cooperação entre o Governo dos Açores e as forças de segurança, entre as quais a PSP, é “longo e rico”, representando, na prática, um “contributo para que uma das regiões mais seguras do país continue a ser, efetivamente, uma das regiões mais seguras do país”.

“No âmbito do protocolo que tem estado em vigor, estamos a falar de mais de meia centena de viaturas que foram disponibilizadas à PSP, sendo o momento agora de centramos as nossas atenções no apoio às infraestruturas”, sublinhou Vasco Cordeiro.

Ao abrigo do referido protocolo, celebrado entre o Fundo de Transportes Terrestres e as forças de segurança, a PSP já recebeu, desde 2013, diverso equipamento, que ascendeu a cerca de 1,5 milhões de euros, como é o caso de viaturas de patrulhamento, de todo-o-terreno, de investigação criminal, de intervenção rápida e de transporte de pessoal, assim como um radar para fiscalização de trânsito e material informático e de vigilância e investigação criminal.

A Assembleia Legislativa e o Governo dos Açores decidiram afetar 30 por cento da receita global proveniente das contraordenações rodoviárias às despesas de investimento a realizar nas forças de segurança que operam na Região Autónoma.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO