Visita da equipa principal de futebol do Casa Pia à ilha do Faial

0
87
blank
Equipa do Fayal Sport Club que defrontou o Casa Pia Atlético Club em 11.03.1984 no Estádio da Alagoa

António Manuel Bettencourt

Em Maio de 1922, a Direção do “Fayal Sport Club” entra em negociações com o “Sporting Clube de Portugal”, campeão nacional, no sentido de deslocar à Horta a sua principal equipa de futebol.

Este grande acontecimento, começa a ser largamente noticiado pela imprensa local.
A Direção e o Conselho Técnico do “Fayal” escolhem para treinador da sua equipa, Mr. R. A. Peck, um inglês radicado na ilha, e convocam os jogadores para impor as condições que devem obedecer a sua preparação física e técnica.

Porém, a falta de data disponível impede a deslocação do “Sporting de Portugal”, e, em sua substituição, é convidado o “Casa Pia Atlético Clube”, fundado em 03 de Julho de 1920, vice-campeão nacional em 1922 e campeão da época anterior.

A valorosa equipa do “Casa Pia” chegou à Horta no vapor “Roma”, no dia 23 de Junho de 1922, fazendo parte quatro internacionais, entre eles, o seu capitão Cândido de Oliveira, que foi também capitão e treinador da seleção nacional, e mais tarde, co – fundador e diretor do jornal “A Bola”. À sua chegada foi cumprimentada pelas direções do “Fayal Sport Club”, “Sociedade Amor da Pátria”, “Grémio Literário Artista Faialense”, diretor do jornal “O Telégrafo” e diversas entidades, tendo o menino Thiers de Lemos Jr., equipado à “Fayal”, oferecido aos visitantes uma “corbeille” de flores naturais. Ao desembarcarem foram saudados por uma enorme multidão que os aguardava no cais de Santa Cruz, seguindo depois para o “Faial – Hotel”, tendo sido obsequiados nesse mesmo dia à noite com uma receção e “copo de água” na Sociedade “Amor da Pátria”.

O primeiro encontro, teve lugar no dia 25 de Junho, no campo do “Fayal Sport Club”, no relvão da doca, perante uma assistência calculada em 5000 pessoas, das ilhas do Faial, Pico e S. Jorge, tendo o “Casa Pia” vencido por 2-0. O pontapé de saída foi dado pelo senhor Thiers de Lemos, presidente da direção do clube anfitrião. Foi abrilhantado pelas filarmónicas “Artista Faialense”, “União Faialense” e “União e Progresso” da Vila da Madalena / Pico.

Este conteúdo é Exclusivo para Assinantes

Por favor Entre para Desbloquear os conteúdos Premium ou Faça a Sua Assinatura