110º aniversário dos Rotary Club assinalado por companheiros locais

0
15

O Rotary Club da Horta não deixou passar em branco a passagem dos 110 anos da fundação do Rotary Internacional no passado dia 23 de fevereiro. Numa sessão que decorreu na Casa de Chá, foi feita uma apresentação por Maria de Jesus Silva, a presidente do Rotary Club da Horta, sobre os principais feitos da organização ao longos dos anos, bem como explicitados os ideais e fundamentos ideológicos do Rotary.

Escolhido por Gary Huang, presidente do Rotary Internacional, o lema “Faça o Rotary Brilhar” para o ano rotário de 2014-2015 a delegação da Horta juntou o útil ao agradável ao juntar comemorações da fundação ao Rotary Day.

Os objetivos que regem os rotarianos de todo os mundo são quatro: o companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir; o reconhecimento do mérito de toda a ocupação últil e a difusão das normas da ética profissional; a melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na vida pública e privada; a aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações de cooperação e paz entre as nações.

Além destes, a organização e os seus associados regem-se segundo a “Prova Quadrúpla”, prova que se inicia com a frase “O que nós pensamos, dizemos ou fazemos” à qual devem responder se é verdade, se é justo para todos os interessados, se criará boas vontades e melhores amizades e se será benéfico para todos os interessados.

Após a apresentação dos principais feitos da organização centenária, a presidente, no cargo desde julho de 2014, assumiu como principal dificuldade e por isso mesmo prioridade na qual “importa investir”, o cativar jovens para as fileiras do Rotary Club da Horta de forma a recuperar o InterAct, direcionado a jovens dos 12 aos 18 anos, e o RotarAct, para quem tem entre 18 e 30 anos.

Para 2015 os faialenses pretendem continuar a contar com as bolsas anualmente concedidas a jovens faialenses, consoante os seus resultados e carências financeiras, bem como com a distribuição de cabazes na época natalícia às famílias mais carenciadas com a associação a organismos de solidariedade social, assegurou Maria de Jesus Silva.

Um projeto futuro, ainda “em fase embrionária”, é a criação de uma unidade de Cirurgia Ambulatória em parceria com o Hospital da Horta EPE, projeto tido pela presidente como sendo “ ambicioso” e com elevados custos.

Atualmente o Rotary está presente em 219 países e regiões, num total de mais de milhão e trezentos mil rotarianos, pertencendo o Rotary Club da Horta ao distrito 160.

O Rotary International é a associação de Rotary Clubs do Mundo Inteiro. O Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais, que prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões.

Rotary Club é definido como um clube de serviços à comunidade local e mundial sem fins lucrativos, filantrópico e social. O seu lema principal é: Dar de si antes de pensar em si.

O primeiro Rotary Club foi fundado na cidade de Chicago por Paul Harris, advogado.

Nos últimos anos o seu trabalho na tentativa de erradicar a polio tem sido notável. Neste momento não existem casos de poliomielite registados no mundo.

Por cá, o Rotary da Horta tem desenvolvido atividades conforme já referimos, no sentido de apoiar os alunos com dificuldades financeiras para que possam prosseguir os seus estudos mas a sua atividade não se cinge a isso. Têm apoiado o CAO – Centro de Atividades Ocupacionais da Santa Casa, com equipamentos; ao Hospital da Horta já doaram uma incubadora, entre outros bens a outras instituições.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!