300 anos do voto do Senhor Santo Cristo – Faial continua a celebrar data com procissão de homenagem

0
17
DR

No âmbito das celebrações do Voto Camarário em honra do Senhor Santo Cristo, que tiveram inicio a 1 de fevereiro, vai decorrer no próximo dia 22 de abril mais um momento importante das celebrações.
Uma procissão de homenagem ao Senhor Santo Cristo com todos os padroeiros das 13 paróquias da freguesia vai sair da Igreja da Mariz da Horta, após uma Eucaristia, que acontecerá pelas 17h00 e terá a particularidade de recriar, dentro das possibilidades, o percurso feito há 300 anos.
Recorde-se que em 1718, aquando da crise vulcânica, a imagem da Praia do Almoxarife do Senhor Santo Cristo encontrava-se na cidade da Horta, no então Convento da Glória. Daí saiu em procissão até à zona da praia da Conceição, onde foi feito um sermão em que se lançou precisamente a ideia de anualmente os faialenses irem em peregrinação adorar a imagem do Senhor Santo Cristo. A procissão terminou na Igreja Conceição.
300 anos depois, a procissão sairá da Igreja Matriz até à Igreja da Conceição contando com as representações de todas as paróquias, assinalando-se, assim, a data, 20 de abril, em que foi lavrada a ata da Câmara Municipal que está na base do voto
De acordo com João Ponte, pároco da paróquia da Praia do Almoxarife, “este é um momento com especial importância porque reunirá todas as paróquias, ou seja, a ilha, à volta deste culto do Senhor Santo Cristo, recriando o que aconteceu há 300 anos”.
“Esta é uma oportunidade para vivermos esta fé de Povo de Deus que a Cruz tanto nos apela”, afirma o sacerdote.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO