2014 em Retrospetiva

0
22
O ano de 2014 chegou ao fim. Abriram-se as portas a 2015. Foram 12 meses novamente marcados  pela crise económica que o país atravessa, mesmo com a saída da Troika no mês de maio.
A nível regional destaca-se as intensas discussões acerca da liberalização do espaço aéreo, do aumento do salário mínimo regional, das quotas do pescado, do diferencial fiscal. A nível local  a partida de personalidades muito acarinhadas pelos faialenses, também marcaram o final de 2014.
Este ano, a ilha do Faial teve a honra de receber a visita do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, que veio acender os ânimos de todos os faialenses quando afirmou que a ampliação da pista do Aeroporto só se faria se não existissem condições de segurança.
Também neste ano, os dois novos navios da Atlanticoline entraram em funcionamento para realizar as viagens entre as ilhas do triângulo.
O novo bloco C do Hospital da Horta foi inaugurado. Na ocasião Vasco Cordeiro anunciou ainda que já no segundo semestre do próximo ano arranca a segunda fase de remodelação e ampliação do hospital.
A ilha do Faial recebeu ainda a 1ª edição do Azores Trail Run no Parque Natural do Faial. Já foi também tomado público que a 2ª edição, a decorrer no ano que vem, qualifica para o Ultra Trail do Monte Branco, uma prova de referência internacional.
No âmbito da educação, a Escola Básica e Integrada da Horta António José de Ávila foi inaugurada na abertura do ano letivo.
 
Janeiro
O ano não podia ter começado de pior forma. A redução do diferencial fiscal, de 30% para 20%, imposta pela Troika trouxe o aumento do IVA para os açorianos. 
Morreu, na véspera do Dia de Reis, Eusébio da Silva Ferreira, uma lenda do futebol mundial e o Tribuna das Ilhas lembrou o jogo que o “Rei” realizou no campo da Alagoa, na cidade da Horta, a 4 de fevereiro de 1974, a cargo do Sport Lisboa e Benfica. 
A passagem para 2014 também trouxe o aumento do preço do combustível nos Açores.
No desporto, o Fayal Sport Clube (FSC) sagrou-se campeão da ilha do Faial no escalão de infantis e foram inauguradas as obras de reabilitação e colocação do relvado sintético do Grupo Desportivo Cedrense, num investimento de 200 mil euros.
A jovem empreendedora Lisa Me-deiros inaugurou as novas instalações do seu ginásio que chamou “Go Gym” e cinco novos alojamentos turísticos faialenses receberam o galardão “Alojamentos Ver-des – Miosótis Azores.
 
Fevereiro
O Carnaval saiu às ruas faialenses neste mês com o tradicional desfile com o tema “O Baú das Fantasias”, onde participaram 1300 crianças de 11 escolas.
O FSC comemorou o seu 105º aniversário. O Sporting da Horta garantiu manutenção na primeira divisão. O Futebol Clube dos Flamengos (FCF) representou a AFH no Campeonato Regional Interclubes de futsal no escalão de Juniores B, que se realizou na ilha do Faial, e conquistou o segundo lugar. A selecção de sub-18 da AFH conquistou o primeiro lugar no Torneio Inter Associações, que se realizou no estádio da Alagoa.
O Parque Natural do Faial promoveu uma sessão de birdwatching para os amantes de aves e a cidade da Horta recebeu o primeiro seminário de Jeet Kune do Unlimited Mixed Martial Arts for the Street.
O nome de Luís Paulo Morais foi anunciado como novo membro do Conselho de Administração da Atlânti-coline. A Câmara Municipal da Horta (CMH) assinou com os sindicatos a um acordo coletivo para manter as 35 horas semanais.
A Unisénior lançou o livro A Escola do Magistério Primário da Horta – Para a História da Educação dos Açores.
Na reunião plenária deste mês aprovou-se a criação do Conselho Regional de Cultura dos Açores e chumbaram a proposta da CDU do aumento do salário mínimo. A ligação entre as ilhas do triângulo com os novos barcos também teve tempo de antena.
O restaurante Salgueirinha, situado na Feteira, reabriu com nova gerência proveniente do Continente.
O Teatro Faialense engalanou-se ao estilo de Hollywood para o baile “Vestir o Teatro com o Glamour do Cinema”, uma iniciativa da CMH.
Ainda no final do mês decorreu a Assembleia Municipal e a Reunião Pública da CMH. Em ambos os encontro foi aprovado, por unanimidade, a aplicação do acréscimo regional à remuneração complementar aos funcionários da autarquia, ficando equiparados à função pública.
 
Março
O mês de março ficou marcado por comemorações. A Freguesia da Matriz atingiu a proveta idade de 500 anos de existência. O Dia Mundial do Rim foi assinalado pelo serviço de nefrologia do Hospital da Horta, que organizou um rastreio gratuito. O Dia Mundial da Poesia celebrou-se na Escola Secundária Ma-nuel de Arriaga (ESMA) com uma palestra intitulada “Vitorino Nemésio e a cidade da Horta”. Mais de 700 crianças do Faial comemoraram o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discrimina-ção Racial, que contou com a presença de Paulo Teves, diretor regional das Comunidades. 
Os dois novos navios da Atlanticoline, “Mestre Simão” e “Gilberto Mariano” entraram em atividade e começaram a realizar as viagens de ligação entre as ilhas do triângulo.
Os Açores foram o destino convidado da 26ª edição da BTL – Feira Internacional de Turismo de Lisboa. 
Decorreu a 21ª edição das Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental organizadas pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental e pelo Observatório do Mar dos Açores (OMA). O grupo de teatro Chamarir estreou mais uma peça, desta vez intitulada “Doutor para toda a obra”.
Na política, realizou-se o XXIV Congresso do PPM, onde Paulo Estevão acusou o PS de adulterar o concurso extraordinário dos professores contratados. O projeto do Fórum Municipal da Juventude foi apresentado pela CMH, sendo que este ano teve a novidade de percorrer todas as freguesias. 
A sessão plenária deste mês aqueceu com o debate acerca da ampliação da pista do Aeroporto da Horta. Fernando Menezes foi eleito presidente do Conselho de Ilha, cargo que vai exercer durante quatro anos.
 
Abril
O mês das festas pascais iniciou-se com a realização de mais uma edição do Parlamento Jovem. Nesta iniciativa debateu-se a temática das drogas por 57 “deputados” açorianos, alunos do ensino secundário das escolas da região. 
O Hotel Horta reabriu com gerência do empresário faialense Carlos Morais, que alugou a unidade hoteleira que se encontrava encerrada há cerca de um ano.
Humberto Goulart foi nomeado presidente da Câmara do Comércio e Indústria dos Açores por um ano. 
O debate em torno da situação de Emergência Social nos Açores e da questão dos transportes aéreos na Região e estratégia para a SATA foram os pontos mais polémicos da sessão plenária de abril da Assembleia Legislativa.
O mês de abril foi recheado de eventos desportivos. O Futebol Clube da Madalena sagrou-se campeão da AFH em seniores, faltando ainda algumas jornadas para o fim do campeonato. No Rali, a dupla faialense composta pelo casal Marco Silva e Tânia Silva venceram a 1ª Taça de Ralis do Canal. No Basquetebol, o FSC ficou em segundo lugar no campeonato de sub-16 e em 3º lugar no de sub-18. O Castelo Branco Sport Clube classificou-se na segunda posição no Campeonato Regional de Voleibol de juvenis femininos. Mário Medeiros sagrou-se campeão da 17ª edição do Triatlo do Peter Café Sport. A ilha do Faial recebeu ainda o 8º Open TT Açores e o Presidente do Sporting Clube de Portugal também esteve na ilha do Faial.
A ESMA recebeu as I Jornadas de Geografia e Ambiente e comemorou-se os 40 anos da Revolução dos cravos.
O Moinho da Chã no Salão foi inaugurado, após ter sido alvo de obras de reabilitação e o Teatro Amador do CBSC estreou a peça de teatro “O Café do Ambrósio” em Castelo Branco.
É conhecida a voz da marcha da Semana do mar 2014, Bela Dutra. Victor Rui Dores foi o autor da letra e Fernando Goulart o responsável pela música.
 
Maio
Neste mês decorreram as eleições europeias e os Açores elegeram assim, dois novos eurodeputados, Ricardo Serrão Santos e Sofia Ribeiro.
No plenário do mês de Maio destacou-se o debate em torno do futuro da RTP e da RDP Açores.
A Câmara do Comércio e Indústria da Horta e CMH uniram-se para formar o Gabinete do Investidor.
Decorreu a 1ª edição do Azores Trail Run no Parque Natural do Faial, dia em que se comemorou também o Dia Europeu dos Parques Naturais, que revelou ter sido um enorme sucesso e que contou com a presença de atletas internacionais.
O SCH sagrou-se campeão regional de andebol em Juniores, no mês em que o clube comemorou 91 anos. O FCF venceu a Super Taça Faria de Castro. O faialense Filipe Costa conquistou o 2º lugar dos VSH 4RM no Sata Rali Açores. A nível do desporto realizou-se ainda o 2º Faial Motor Show e o IV encontro de futsal adaptado do Faial.
Os Encontros filosóficos começaram. Nesta que foi a sua XXI edição, em debate estiveram a religião e a educação.
A apresentação da Semana do Mar de 2014 realizou-se a bordo do barco “Baptista de Andrade”.
A Praia do Almoxarife celebrou o Dia da Freguesia pelo segundo ano consecutivo.
A Cidade da Horta acolheu as comemorações do Dia da Marinha e a Quinta de São Lourenço recebeu mais um “Encontro do Mundo Rural”.
O DOP e IMAR foram distinguidos pelo mérito e a excelência do trabalho desenvolvido nos Açores com dois Prémios LIDE.
A semana da saúde teve lugar na Sociedade Amor da Pátria e o Mercado Municipal da Horta recebeu uma nova peixaria, a Lupescas.
A ESMA comemorou o Dia da Escola e venceu a fase zonal B dos XXV Jogos Desportivos Escolares. No âmbito da educação, os alunos do 5º e 6º ano realizaram as provas nacionais de português e matemática, sendo a primeira vez que as realizaram no mesmo dia.
Os Açores candidataram-se novamente ao galardão Quality Coast, que já são distinguidos desde 2009.
Realizou-se a 3ª edição do seminário “Águas e Resíduos dos Açores – Realidades e Desafios”.
O mês terminou com a realização das Festas de Nossa Senhora das Angústias.
 
 
Junho
Em mês de Santos Populares festejou-se o São Pedro na freguesia de Castelo Branco, o São João da Caldeira e o Santo António na instituição com o mesmo nome. 
Logo nos primeiros dias do mês houve duas equipas a sagrarem-se campeãs. O SCH conseguiu alcançar o primeiro lugar no campeonato regional de infantis, em andebol e o Grupo Desportivo da Feteira, no escalão de seniores femininos, venceu a Supertaça da AFH de futsal.
A Seleção sub-14 da AFH participou no Torneio Lopes da Silva, organizado pela Federação portuguesa de Futebol, na Costa da Caparica.
Neste mês, o Teatro Faialense recebeu a gala do Desporto Açoriano. Neste evento foram distinguidos Rui Silveira, velejador do CNH e representante da seleção nacional, Eduardo Pereira, presidente da AFH e o Sporting Clube da Horta.
O faialense Jácome Armas foi distinguido com o GeniusPrize, um dos prémios de maior prestígio jornalístico científico na Dinamarca e Clara Guarini, de apenas oito anos de idade, foi premiada em concursos internacionais de piano.
O 10º dia da freguesia das Angústias comemorou-se e ficou marcado pelo lançamento do livro sobre o Monsenhor Júlio da Rosa, que também foi homenageado.
A Marina da Horta e o jardim Botânico do Faial comemoraram o seu 28º aniversário.
A reunião plenária de junho da ALRAA ficou marcada com o assunto do possível encerramento da valência de jardim de infância do “Castelinho”.
O Governo Regional apoiou a associação Geoparque Açores com 35 mil euros e no Dia dos Açores foram entregues 27 insígnias honoríficas.
O velejador Genuíno Madruga abriu um restaurante totalmente dedicado ao peixe dos Açores, a que chamou “Lobo do Mar”.
A Casa Etnográfica do Grupo Folclórico e Etnográfico de Pedro Miguel foi inaugurada.
A ilha do Faial recebeu a embaixadora da Austrália, Anne Plunkett e o XIV simpósio internacional sobre a dislexia organizado pela Dyslexia Foundation.
A Praia do Almoxarife, o Varadouro e a Marina da Horta receberam o galardão da bandeira azul, ficando de fora a Praia do Porto Pim.
 

 
Leia a reportagem completa na Edição impressa do Tribuna das Ilhas de 2 de Janeiro

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!