2015 começa com turismo de cruzeiro em alta

0
12

O ano de 2015 marca definitivamente a projeção dos Açores como destino de cruzeiros.

De facto, e se compararmos com o panorama de anos anteriores, o inverno por estas paragens tem sido algo de que não nos podemos queixar, o que tem contribuído para que praticamente todos os itinerários pelas diversas ilhas estejam a ser cumpridos sem alterações a salientar.

Destaque para abril e maio, meses que coincidem com o maior fluxo de turismo de cruzeiros no nosso arquipélago. Nesse período estão agendadas cerca de 74 escalas, 45 em abril e 29 em maio, movimento que deverá trazer às ilhas açorianas cerca de 50.000 visitantes, o que representa metade das escalas de 2015 e cerca de 37% dos passageiros face ao total previsto.

Às habituais escalas transatlânticas juntam-se 5 cruzeiros temáticos protagonizados por navios que nos visitam pela primeira vez, casos do Serenissima ou Sea Adventurer, do bem conhecido Sea Cloud II ou do regresso do Hanseatic. No total, estes cruzeiros temáticos vão ser responsáveis pela realização de 36 escalas, distribuídas pelas várias ilhas, contribuindo ativamente para a dinamização da economia local.

 

Navios na Horta

O Faial continua a ser uma das ilhas procuradas por este tipo de turismo. Até ao momento já deram entrada no porto da Horta 15 navios, com 14199 passageiros.

Aos 15 navios já recebidos, adicionam-se ainda outros dois que, infelizmente, devido a condições de mar e vento adversas, não conseguiram operar.

Tratou-se do “Adonia”, a 31 de março, que largou pelas 12:00 horas, e do “Voyager”, a 23 de abril, que zarpou por volta das 11:30 horas. De referir que o Adonia tem capacidade para 710 passageiros, enquanto o Voyager pode receber 3838 pessoas. Estima-se que tenhamos perdido a oportunidade de receber cerca de 4500 pessoas.

 LEIA A REPORTAGEM COMPLETA NA NOSSA EDIÇÃO IMPRESSA.

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO