25 de Abril comemorado na Horta

0
11

 

As comemorações do feriado nacional de 25 de Abril vão concentrar-se este ano no Mercado Municipal e na Praça da República, com a abertura pelas 15h30 das lojas e tasquinhas, para venda de petiscos tradicionais, procurando, dessa forma, dinamizar aquele espaço e promover os produtos locais.

A alvorada marcará o arranque das comemorações pelas 09h00, com formandos da Escola Profissional da Horta a desfilar pelas ruas da cidade personificados de jornaleiros que anunciam Abril.

Com concentração às 10h30 na Praça da República, e para quem gosta de caminhadas, a Câmara Municipal e a Associação de Desportos da Ilha do Faial convidam a participar na “Marcha pela Liberdade” que terá o seu percurso pela Avenida 25 de Abril.

À semelhança do que tem vindo a acontecer no primeiro sábado de cada mês, na Praça da República, pelas 15h30, realizar-se-á mais uma edição da Feira de Artigos Usados, em parceria com a Associação Cultural Raízes na Terra. Trata-se de uma feira para quem procura coisas antigas e baratas ou então para quem tem objectos em casa que já não utiliza.

Às 16h30 decorrerão actividades para as crianças, numa tenda montada para o efeito na Praça da República, que incluirá a realização de jogos tradicionais e o “Conto da Liberdade”.

Durante o decorrer das comemorações e a deambular entre o Mercado e a Praça, com encenação do Victor Rui Dores, realizar-se-à Teatro de Rua, assim como inserido no programa da “Semana da Dança 2011, pelas 17h00, a “Dança dos Cravos”, com a participação do grupo de dança coordenado por Aline Després e Diva Silva. Seguir-se-à a actuação do Grupo Folclórico e Etnográfico de Pedro Miguel.

Pelas 18h30 no Mercado Municipal, e num encadeamento de troca de ideias, opiniões e saberes, serão realizadas “Intervenções de Abril” com a participação de personalidades ligadas à vida política, social e cultural da cidade da Horta.

Para terminar a noite das comemorações do Dia da Liberdade, e num estilo musical bem português teremos a actuação do grupo faialense “Ecos do Fado”, no coreto da Praça da República pelas 19h30.

Para aqueles que ainda não os conhecem e têm energia para um fôlego de gargalhadas, no Teatro Faialense, pelas 20h30, actuará a JC Band, um grupo de música de inspiração cristã composto por padres e jovens católicos da ilha do Faial, que se assumem como “católicos e bons rapazes”.

 

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO