4.ª Edição do Azores Triangle Adventure® – Mais de uma centena de atletas correm no Triângulo este fim de semana

0
44
DR

DR

No total são 140 os atletas que este fim de semana, vão percorrer os trilhos das ilhas do Pico, Faial e São Jorge, naquela que é a maior aventura de trail run do Trângulo.
A 4.ª edição do Azores Triangle Adventure®, sob a chancela da marca registada Azores Trail Run® é organizada pelo Clube Independente Atletismo Ilha Azul (CIAIA) com o apoio do Governo Regional.

A secção de Trail Running, do Clube Independente Atletismo Ilha Azul (CIAIA), vai promover este fim de semana a 4.ª edição do Triangle Trail Run Adventure®.
Sob a marca registada Azores Trail Run®, a 4.ª edição da aventura no Triângulo vai contar com a presença de 140 atletas, de 14 nacionalidades.
Para além da participação de Leonardo Diogo, Campeão da Europa de Ultra Skyrunning em 2017, na categoria V2 e da atleta sueca Fanny Borgström, a prova conta ainda com a presença da jovem promessa do CIAIA, Dário Moitoso, Vice-Campeão Nacional de Trail. O atleta faialense, que participou pela primeira vez este ano no Ultra Trail du Mont-Blanc (UTMB), foi o primeiro português a cortar a meta na OCC, a prova de 56 km, conquistando o 9.º lugar da geral e 6.º do seu escalão.
O Triangle Trail Run Adventure® é um evento desportivo composto por três etapas, que decorre em três ilhas diferentes. No total a prova apresenta102 km acumulados, com 6544m D+. Em cada ilha haverá uma prova/etapa, que também contará como prova individual.
A 1.ª etapa decorre na ilha do Pico com a prova “Da Vinha à Montanha” com uma distância de 30 km desde o nível do mar até ao ponto mais alto de Portugal, a Montanha do Pico, com 2351m de altitude. A prova tem o seu início no Porto da Madalena e termina no topo da Montanha.
Na segunda etapa os atletas rumam até à ilha de São Jorge. O Fajãs Trail, também com 30kms, inicia-se no complexo vulcânico mais antigo da ilha, na freguesia de São Tomé, percorrendo de seguida algumas fajãs da costa sul e norte, terminado na Fajã dos Cubres.
A terceira etapa decorre na Ilha do Faial, com a Maratona dos Vulcões, com uma distância 42 km. Esta prova inicia-se no território mais jovem de Portugal, o Vulcão dos Capeli-nhos. Atravessa os 10 vulcões adormecidos da ilha, entrando na Levada. Sobe até à Caldeira do Faial e daqui desce, por ca-minhos antigos, até à cidade da Horta, terminando numas das mais belas baías do mundo.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO