6 milhões de euros em parque eólico no Faial

0
22

A EDA – Electricidade dos Açores vai desmantelar o parque eólico da Lomba dos Frades e construir um novo, desta feita na freguesia do Salão.

De acordo com informação avançada à comunicação social este será um investimento na ordem dos 6 milhos de euros que se traduzirá na produção de um quinto da energia produzida no Faial.

O novo parque eólico, que será erguido na freguesia do Salão, vai aproveitar a capacidade de produção instalada e reduzir os incómodos causados aos moradores da zona pelo funcionamento dos aerogeradores.
A decisão foi anunciada por David Estrela, responsável pelos investimentos da EDA na área das energias renováveis, salientando o objectivo de aumentar a produção de energia eólica no Faial, que é a ilha dos Açores que apresenta a mais baixa percentagem de produção de energia eólica, com apenas 4,9 por cento.
Quando o Parque das Lomba dos Frades foi criado, em 2002, a EDA pretendia assegurar com a sua produção cerca de 10 por cento da energia consumida na ilha, mas a proximidade de habitações originou vários protestos, obrigando a empresa a desligar diariamente o parque entre as 02:00 e as 07:00.
Segundo David Estrela, esta situação impediu que a EDA pudesse explorar toda a capacidade de produção instalada neste parque eólico, composto por seis aerogeradores de 300 kW cada.

Apesar de a energia eólica estar ligada à energia cinética e à energia mecânica, as instalações actuais permitem obter grande quantidade de  energia eléctrica.

Esta é mesmo a energia renovável em que a taxa de crescimento mais tem aumentado nos últimos anos. Os parques eólicos têm que estar situados em locais em que os ventos são mais ou menos constantes e atingem uma determinada intensidade.

Os Açores têm tirado muito proveito da energia do vento. Na região o potencial desta energia é bastante significativo. É mesmo a energia renovável que mais se encontra nas nossas ilhas.

Segundo estudos realizados prevê-se que o arquipélago tenha um potencial de 92 MW, o que corresponde a cerca de 290 GWh de energia eléctrica anual.

Actualmente existem 6 parques eólicos que têm como potencia 7,1 MW, o que correspondeu, em 2005, a 14,6 GWh de energia, ou seja, 1,9% da 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!