“A nossa água – da nascente à torneira”

0
54

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Monitorização da Água, e integrado naqueles que são os Dias Verdes, assinalados mensalmente pela Câmara Municipal da Horta, decorreu esta manhã, no Castelo de São Sebastião uma acção denominada “A nossa água – da nascente à torneira”.

Assim sendo, a Engenheira Ana Sofia Matos, mostrou aos presentes uma apresentação sobre a água que é consumida no Faial, de onde ela provém, qual a sua origem, fontes, furos e como se fazem as recolhas para análise.

De acordo com esta engenheira, “a água do Faial está boa, ainda tem alguns problemas, nomeadamente a nível microbiológico. As nossas águas são subterrâneas, e isso faz com que, a partida seja uma água melhor.”

A água é um recurso natural e como tal passível de esgotar. Em relação ao Faial, a engenheira de ambiente da CMH diz que “no mundo todo só temos 2.5% de água doce, e uma larga percentagem está contaminada. Nós, vivemos em ilhas vulcânicas em que chove muito mas, devido às características geográficas do terreno, escorre muito para o mar. Nem sempre a recarga dos lençóis de água é feita na totalidade, pelo que é preciso ter muito cuidado e poupar água.”

blank 

Dicas para poupar água:

É nos gastos do dia a dia, na higiene pessoal e nas actividades domésticas, que se verificam os maiores desperdícios de água, quando deixamos a água a correr.
Mantenha a canalização doméstica em bom estado. Chame um canalizador caso as torneiras não parem de pingar ou se verificar a existência de uma rotura.  
Feche sempre bem as torneiras. Uma torneira a pingar pode gastar cerca de 25 litros de água por dia.
Utilize torneiras de regulação do fluxo de água ou instale dispositivos de redução de caudal.  
Verifique o isolamento térmico do sistema de distribuição de água quente. Evita o desperdício de água e de energia enquanto espera que a água aqueça.
Faça uma leitura regular do contador e da factura da água para controlar os seus gastos.

Instale autoclismos com dispositivo de dupla descarga. Poderá também colocar garrafas de água com areia no interior do reservatório para evitar enchê-lo na totalidade e reduzir a quantidade de água gasta em cada descarga.
Evite fazer descargas desnecessárias, lembre-se que o autoclismo não é um caixote do lixo. Cada descarga gasta cerca de 10 litros de água.
Coloque dispositivos de redução de caudal no duche.
Tome duches rápidos e evite os banhos de imersão. Um duche de 5 minutos gasta entre 25 e 100 litros de água, dependendo do modelo do chuveiro e da pressão da água. Feche a torneira enquanto se estiver a ensaboar.
Utilize um balde para recolher a água do duche enquanto espera que a água aqueça; pode utilizá-la depois na sanita ou no jardim, por exemplo.
Feche a torneira quando está a lavar os dentes ou a fazer a barba. Uma torneira aberta no lavatório pode gastar 9 litros de água por minuto.
Utilize a máquina de lavar roupa e loiça com carga completa, evitando o desperdício de água e de energia.
Se lavar a loiça à mão, não deixe a água a correr continuamente, encha o lava-loiça com a água necessária. 
Não lave a loiça peça a peça, junte-a e lave-a uma ou duas vezes por dia. Utilize a mínima quantidade de detergente possível para uma lavagem eficaz, diminui a quantidade de água necessária para enxaguar a loiça.
Quando cozer legumes, utilize apenas a água suficiente para os cobrir e mantenha a panela tapada; os legumes cozem mais rápido, poupa água e energia.
Limpe os pavimentos exteriores a seco, optando por varrer em vez de lavar.
Lave o carro com balde e esponja. Evite o uso da mangueira.
Aproveite a água da chuva, colocando um reservatório ou uma cisterna na rua. Pode utilizar essa água para lavar o pavimento ou o carro, no autoclismo ou para regar o jardim.
Regue o jardim de manhã cedo ou ao início da noite, quando a evaporação é menor.
Cultive plantas típicas da sua região, porque estão melhor adaptadas às condições climáticas e utilizam a água disponível de forma mais eficiente.
Reutilize água para regar o jardim. Pode usar a água de lavar fruta ou legumes, por exemplo.  
Utilize o regador, evite o uso da mangueira sempre que possível.
Cubra a terra do jardim ou dos vasos com casca de pinheiro ou outros materiais (mulch). Diminui o contacto directo do solo com a luz solar, conservando a humidade da terra.
Plante árvores que façam sombra no Verão, reduz a evaporação das plantas protegidas pela sombra.
Se detectar uma fuga de água num espaço público, contacte imediatamente a entidade competente.

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!