Início Artigos de opinião EDITORIAL A Porta Que Se Fechou, o Tiro De Partida Autárquico e a...

A Porta Que Se Fechou, o Tiro De Partida Autárquico e a visita de Marcelo

0
34

Fechou no passado sábado a porta de mais uma edição de sucesso do Azores Trail Run, com um jantar de entrega de prémios em que marcaram presença cerca de 800 pessoas.
Parabéns à organização e a todos os envolvidos, que, de uma forma ou de outra, colaboraram para que a ilha do Faial fosse palco de um evento desportivo com esta magnitude. No entanto, lanço,já hoje, o desafio para que todos os faialenses arregacem as mangas e comecem a preparar a próxima edição, elevando a fasquia, de modo a que no próximo anose consiga atingir os 1.000 atletas inscritos.
Cortada a meta final do Azores Trail Run, já noutro local da cidade se dava o tiro de partida para uma nova corrida, desta feita para as próximas eleições autárquicas. Na verdade, nas festividades de Nossa Senhora das Angústias compareceram e fizeram-se notar os candidatos dos principais partidos à Câmara Municipal da Horta.
De um lado tivemos José Leonardo, acompanhado pelo seu braço direito e pelo anterior presidente camarário, conversando alegremente e desdobrando-se em cumprimentos e, do outro lado, o candidato independente pelas listas do Partido Social Democrata Carlos Ferreira, na roda a bailar alegremente a “chamarrita”, sem que deixasse de ser seguido nos seus passos por Luís Botelho, que não quis deixar os louros todos para o candidato do PSD.
A pouco mais de quatro meses das eleições autárquicas, ainda se desconhecem as listas eleitorais, assim como os candidatos às Juntas de Freguesia, apesar de alguns nomes já serem falados à boca pequena e os discursos realizados já soarem a pré-campanha eleitoral.
Procurando fazer obra, Carlos Ferreira lançou, na passada segunda feira o “Fórum de Cidadãos”, espaço que servirá para recolher contributos dos faialenses, e que, muito provavelmente, serão usados por este candidato no seu manifesto eleitoral.     
Por seu turno, dúvidas não existem quanto às constantes obras einaugurações por parte do executivo camarário,e que em vésperas de eleições se multiplicam por toda a ilha.
Mas, ao contrário do que se podia pensar, nem todas as obras iniciadas têm sido vistas com bons olhos pela população. 
Falo, concretamente, da obra de requalificação do Largo da Torre do Relógio, onde já está construído um parque infantil e onde será erguido um polidesportivo, e que tem dividido opiniões e levantado questões pertinentes, como as exaradas no fantástico artigo do nosso colaborador Tiago Simões Silva, publicado no jornal de 26 de maio, que alerta precisamente para a riqueza arqueológica existente no local e que, com as obras a realizar, poderá ser destruído.
É naturalmente importante para a cidade que se realizem obras, mas é também fundamental que as mesmas não sejam feitas ao acaso, ao sabor das eleições, é preciso que tenham um planeamento cuidado e rigoroso.
Planeada ao pormenor e contabilizada ao segundo é a visita que o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa começou ontem a fazer à Região e que se prolongará por seis dias, culminando essa visita com a sua presença na sessão solene do Dia da Região, marcada para a Assembleia Legislativa, aqui na nossa cidade.
Tal como fez no seu discurso de tomada de posse, Marcelo não deixará, nesse dia, de falar do Mar e da sua assunção como prioridade regional e nacional, há semelhança do que tem apregoado o Presidente do Governo Regional.
Vincará, certamente, a importância e a necessidade de fortalecimento das autonomias regionais, em particular, da autonomia politico-legislativa dos Açores. E não deixará de mandar recados, em especial para aqueles que têm lutado, desde há alguns anos, para que se extinga o cargo de Representante da República na Região Autónoma dos Açores.
Uma última nota que mostra que estamos a trabalhar afincadamente para o nosso leitor, é a presença assídua nas nossas páginas de três líderes parlamentares regionais, de um deputado europeu e um deputado regional e, entre outros, de várias personalidades locais ligadas às artes e às letras. Mas ainda estamos no início. Trabalhamos para lhe mostrar a si, leitor, que é possível, com esforço, empenho e dedicação, criar um jornal onde a noticia e a opinião contam.
 
João Paulo Pereira

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!