A SATA serve a quem e a que estratégia? E os compromissos eleitorais servem para quê?

0
18

1 A SATA fintou os Faialenses. Depois de apresentar um horário de inverno impensável, que consagrava ao sábado e domingo apenas um voo diário para esta ilha, por sinal sempre de manhã, aquela companhia, na passada 6.ª feira, apresentava, nos seus horários mais um voo para a Horta, ao domingo ao final da tarde. Assim, passaríamos a ter um voo aos sábados de manhã e dois voos ao domingo: um de manhã e outro ao final da tarde.

Mas, na 2.ª feira, dia 12, nova alteração era feita no horário da SATA ao fim de semana para o Faial: o voo da manhã de domingo desapareceu e resta outra vez um só voo, agora ao final do dia. Voltámos, portanto, a ter para o Faial um voo ao sábado de manhã e outro ao domingo, agora ao fim do dia. Por isso, este novo horário continua a constituir um grave e inaudito retrocesso por comparação com o do ano anterior, em que tínhamos três ligações em cada um dos dias ao fim de semana.

2 Com estes horários, a SATA anda a contraciclo do esperado crescimento na procura em resultado da entrada do novo modelo de transporte aéreo e inibe, por drástica restrição na oferta, a vinda de potenciais interessados a esta ilha. E, tão grave como isso, limita a acessibilidade dos doentes das Flores ao Hospital da Horta, na medida em que retira ao Faial as ligações com as Flores nestes dias e transfere-as para a Terceira. É bem questão para perguntarmos: a SATA serve quem?

3 E as dúvidas avolumam-se ainda mais quando vemos que a SATA que corta voos no Faial, é a mesma que se apressou recentemente a satisfazer (e bem!) os Picoenses, aumentando os seus voos ao domingo para dois e levando a que a Fonte Travel / Triangle, anunciasse que os “novos horários Ponta Delgada-Pico e Pico-Ponta Delgada permitem viajar sexta-feira ao final da tarde e regressar ao ponto de partida também ao final da tarde de domingo, otimizando o tempo de visita e estadia”. Este “novo horário de domingo Ponta Delgada/Ilhas do Triângulo (aeroporto do Pico) permite a ligação com o voo proveniente de Frankfurt, isto é, a partir de agora é possível viajar entre Frankfurt e o Triângulo, fazendo escala em Ponta Delgada”, adianta aquela agência.
Depois da excelente notícia que foi, na passada semana, o anúncio da Tui em realizar voos “charter”, incluindo o Pico, manifestando, assim, abertura a um mercado que todos queremos que se afirme no contexto da Região, é caso para aqui no Faial empresários e Autarquia dizerem urgentemente à população o que têm andado a fazer nesta matéria e o que têm a dizer sobre as opções e a estratégia da SATA. É que, neste caso, cada vez mais, o que parece é!
E o que é, é que, literalmente e com a conivência silenciosa de muitos, o Faial está…a ver passar aviões!

4 Já se conhece a anteproposta do Plano do Governo para 2016! Para o Faial, trata-se de termos mais do mesmo, consolidando-se a tendência desta legislatura que é a de sermos a quarta ilha no “ranking” da distribuição espacial das verbas, com 7,4% do todo regional, atrás de S. Miguel (34,6%), da Terceira (20,1%) e do Pico (8,3%).
E uma certeza é possível já ter: nada do que mais estrutural e importante foi prometido em 2012 aos Faialenses estará concluído no fim do mandato deste governo!

12.10.2015

Leia o artigo completo na nossa edição impressa.

Subscreva a nossa assinatura.

Para mais informações [email protected]

 

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!