“A Viagem da Viola” por Mar&Ilha lançado domingo nas Lajes do Pico

0
39
blank
O primeiro trabalho discográfico de Mar&Ilha vai ser lançado domingo, 03 de julho, no Forte de Santa Catarina, nas Lajes do Pico.

Nascidos em 2019 como trio, a convite da MiratecArts, para a comemoração do primeiro Dia da Viola da Terra, os Mar&Ilha criaram o seu programa inicial de concerto como uma viagem musical pelo globo para celebrar a viola de dois corações não só como instrumento primordial do imaginário insular, mas também como veículo de ligação à história da diáspora açoriana. 

Gerando-se muito entusiasmo à volta do projecto, em 2021 o grupo passou a quarteto e surgiu a motivação para gravar o primeiro trabalho de originais. 

Em 2022, após uma campanha de crowdfunding bem sucedida, os Mar&Ilha gravaram o seu primeiro disco contando com uma rapsódia de canções açorianas das 9 ilhas, 2 temas cover de Jorge Drexler e Tiago Bettencourt e 8 temas cedidos ou compostos especialmente para este disco por autores açorianos de várias gerações e proveniências estilísticas – Sara Cruz, Zeca Medeiros, João da Ilha, Urbano Bettencourt, António Bulcão, Isabel Mesquita e Carlos Santos, Rafael Carvalho e Aníbal Raposo são os nomes que confiaram o seu talento à voz muito própria deste projecto na procura de contribuir para a construção do futuro da viola da terra dentro e fora do arquipélago. 

Sara Miguel, Jorge ‘Canarinho’ Silva, Marcos Fernandez e Rui Silva lançam este álbum de estreia domingo, 03 de Julho, às 19h30,  na abertura da temporada de Música no Forte, promovido pelo Município das Lajes do Pico, em parceria com a MiratecArts. O público pode esperar deste concerto dos Mar&Ilha uma volta ao mundo por ritmos e sonoridades, mas sempre com o mote nas cordas da viola da terra, nas palavras, nas mensagens e no coração das canções – o significado do sentimento de açorianidade e a sua procura em qualquer lugar, em diversos tempos e em todas as pessoas.