Fonte: Comando Regional dos Açores
O Comando Regional da Polícia da Segurança Pública dos Açores, nas suas Divisões Policiais, através das Equipas do Programa Escola Segura (EPES), promove a ação de prevenção/sensibilização – “Internet Mais Segura”, no período de 02 a 10 de fevereiro.
A utilização dos recursos tecnológicos é um fator determinante para todos nós, nos dias de hoje, contudo, devido à sua rápida expansão, tem-se vindo a verificar-se a disseminação de imagens e mensagens promotoras de insegurança, em função das ameaças que comportam e das vulnerabilidades que encontram no seu público-alvo os jovens e a população sénior não digital.
A criminalidade virtual, sobretudo quando associado às redes sociais, ainda que possa divergir da vertente física da provocação, ameaça, intimidação e vitimização entre jovens, ou entre jovens e adultos, não é menos real por isso. A internet, não obstante todas as vantagens que proporciona, é assim inegavelmente fonte de enormes riscos.
Neste contexto, a PSP tem vindo a desenvolver diversas iniciativas, nomeadamente através do projeto “PSP – Um conto pelas Crianças”, que visa a realização de operações de prevenção e proximidade direcionadas para os estabelecimentos, do 1.º ciclo do ensino básico, com o objetivo de desenvolver uma intervenção promotora da cultura de segurança e fomentadora de civismo e cidadania.
No desenvolvimento desse projeto foi estabelecida uma parceira entre a PSP e a Fundação Altice, tendo sido criada uma coleção de histórias “Eu Faço como diz o Falco”, de caráter pedagógico e preventivo, retratando situações quotidianas das crianças, alertando-se para o adoção/reforço de comportamentos de autoproteção e conselhos de segurança em situações mais sensíveis, tendo em consideração o público-alvo, incluindo um conto que visa alertar para a utilização da internet de forma segura, com referência aos perigos dos amigos virtuais.
Fruto da mesma parceria institucional, veio a surgir o Programa “Comunicar em Segurança” com o objetivo de abranger toda a comunidade estudantil, do ensino básico e secundário, numa abordagem mais profunda e concreta, sobre a adoção de comportamentos assertivos no uso da internet e na utilização dos telemóveis.
Mais recentemente foi estabelecido protocolo de cooperação com o Programa EUSOUDIGITAL que visa promover a capacitação e inclusão digital da comunidade sénior, destinado a todos os portugueses que nunca usaram a internet, em particular os adultos, acima dos 65 anos, que pretendam adquirir competências digitais básicos essenciais no dia-a-dia, permitindo uma melhor adaptação às novas realidades que dependam do acesso à internet.
Neste sentido, a PSP irá promover a realização de diversas ações de sensibilização sobre a temática da “Internet mais Segura”, junto das escolas do ensino básico e do ensino secundário, e complementarmente serão realizadas sessões de capacitação digital no âmbito do Programa EUSOUDIGITAL à população sénior, assinalando-se no próximo dia 7 de fevereiro de 2023 o Dia Europeu da Internet Segura.