Açores assinala Dia Mundial das Zonas Húmidas

0
7

O Dia Mundial das Zonas Húmidas comemorou-se com a promoção de iniciativas que vão decorrer durante esta semana.

O Governo Regional não deixou de assinalar esta data e para tal elaborou um programa de 46 ações que incluem atividades de educação ambiental, com o objetivo de salientar o contributo que estas zonas dão para o desenvolvimento sustentável do arquipélago.

Esta iniciativa, que envolveu no ano passado cerca de 600 participantes nas 16 ações realizadas, é promovida pela Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através da Direção Regional do Ambiente, dos Parques Naturais de Ilha e pela Rede Regional de Ecotecas dos Açores.

As atividades incluem sessões para as escolas promovidas nas diversas ilhas mas também uma variedade de iniciativas para outros públicos-alvo, todas de inscrição gratuita.

No âmbito desta iniciativa, o Jardim Botânico do Faial recebe o curso de observação de aves “Descobrindo a avifauna das ilhas” que decorre já na próxima sexta feira, dia 6 de fevereiro com o formador Dr. André Vieira, um apreciador de aves com elevada experiência neste campo.

Este curso, de acesso gratuito, consiste na apresentação de noções de conhecimento geral sobre as aves dos Açores, dando a conhecer as principais técnicas utilizadas nesta área. Para consolidar os conceitos transmitidos na vertente teórica será realizada uma saída de campo no sábado, dia 7 de fevereiro, por diversas áreas do Parque Natural, onde se efetuará a observação de aves.

Esta atividade destina-se a todos os interessados nesta temática com idade superior a 15 anos e pretende divulgar e incentivar a comunidade local a conhecer a biodiversidade do Parque Natural e sensibilizar para as particularidades das espécies e subespécies de aves nidificantes, invernantes ou migradoras de passagem pelo Faial.

Esta ação também está inserida no Programa Parque Aberto do Parque Natural do Faial, que tem como principal finalidade promover a utilização das diferentes valências e espaços dos Parques Naturais dos Açores, através de ações de promoção e sensibilização ambiental ou científica e de caráter sociocultural.

Este dia Mundial das Zonas Húmidas coincide com o Dia Nacional do Vigilante da Natureza, e por isso muitas das muitas das ações previstas serão dinamizadas por estes profissionais, destacando a sua missão na monitorização e vigilância destas áreas protegidas nos Açores.

A Convenção de Ramsar, que Portugal ratificou em 1980, é a organizadora desta comemoração mundial e convida ainda todos os jovens de idades entre os 15 e 24 anos, a participarem no seu concurso de fotografia digital, que decorrerá entre 2 de fevereiro e 2 de março, estando as informações sobre esta iniciativa disponíveis no endereço eletrónico www.worldwetlandsday.org.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO