Açores assinalam Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

0
6
DR

Os Açores, através das Bibliotecas Públicas e Arquivos Regionais sob a tutela da Direção Regional da Cultura, associam-se às comemorações do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, que se celebra anualmente a 23 de abril, promovendo a realização de diversas iniciativas.

Na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada terá lugar quarta-feira, 24 de abril, pelas 21h00, com entrada livre, a atividade “Ricontando”, um serão de contos para público adulto, com Valter Peres.

No contexto destas comemorações, a Biblioteca promove também a realização de sessões de contos destinadas a grupos escolares, também dinamizadas por Valter Peres.

As sessões decorrem sob o lema “Dizem que…” e terão lugar terça e quarta-feira, 23 e 24 de abril, às 10h00 e às 13h30.

Por sua vez, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na Horta, associa-se a estas comemorações promovendo a realização de uma “Maratona de Leituras”, que terá lugar terça-feira, 23 de abril, das 9h00 às 17h00.

Esta iniciativa é dirigida a toda a comunidade faialense e conta com a participação da Escola Secundária Manuel de Arriaga, da Escola Básica e Integrada da Horta, da Escola Profissional da Horta, do Colégio de Santo António, da Universidade Sénior do Faial, do Centro de Atividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia, da APADIF e da Comunidade de Leitores “Chá com Livros”.

A Biblioteca vai também apresentar uma mostra bibliográfica, subordinada ao tema “Grandes obras da literatura universal”, que estará patente a partir de terça-feira, 23 de abril.

Por seu lado, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, realiza o “II Encontro de Vozeirões – A Liberdade na Literatura”, a 23 de abril, pelas 21h00.

Esta iniciativa conta com um painel de leitores convidados, designadamente Bárbara Loução, Fernanda Fantasia, Herculano Godinho, Miguel Monjardino e Teresa Valadão, que vão partilhar textos relacionados com o tema da liberdade na literatura.

Com o intuito de promover o livro e a leitura, o dia 23 de abril foi proclamado pela UNESCO, em 1995, como Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.

A data assinala os dias de nascimento e morte do dramaturgo e poeta inglês William Shakespeare (1564-1616) e de nascimento do escritor espanhol Miguel de Cervantes (1547-1616).

A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO