Açores com taxa de mortalidade infantil inferior à média nacional

0
14

De acordo com as estatísticas do Instituto Nacional de Estatística, os Açores registaram em 2011, uma taxa de mortalidade infantil de 2,9 por mil, valor inferior à média nacional e o mais baixo até à data verificado na região.

Os Açores foram a única região do país em que a taxa de mortalidade infantil diminuiu. Em 2010 a taxa era de 5,5 por mil e em 2011 desceu para 2.,9 por mil. Relativamente ao país registou-se uma subida de 2,5 para 3,1 por mil.

Estes valores indicam uma melhoria do Serviço Regional de Saúde, nomeadamente no âmbito do programa regional de saúde materna e planeamento familiar, isto é, foram criadas e implementadas a rede de referenciação materno-infantil e a rede de transferência de grávidas e recém-nascidos.

No âmbito do mesmo programa, os centros de saúde da região foram dotados de cardiotocógrafos e foi fornecida formação específica aos médicos de medicina geral e familiar, o que permitiu uma maior acessibilidade e qualidade dos cuidados de saúde materna e infantil. 

 

 

 

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO