Açores integram projeto europeu para otimização de políticas de promoção da mobilidade elétrica

    0
    6
    DR

    A Direção Regional da Energia participou na reunião de início do projeto europeu ‘E-MOBICITY – Increase of energy efficiency by Electric MOBIlity in the CITY’, financiado pelo programa Interreg Europe em cerca de um milhão de euros, cujo objetivo é otimizar as políticas públicas e a aplicação de fundos europeus na promoção da mobilidade elétrica.

    O primeiro encontro do consórcio vencedor, que o Governo dos Açores integra, decorreu terça e quarta-feira, em Atenas, juntando governos, centros de investigação e associações empresariais oriundos de Portugal, Grécia, Croácia, Alemanha e Roménia, que apresentaram casos práticos que estão a desenvolver nas suas regiões rumo ao desenvolvimento de uma mobilidade sustentável.

    Andreia Carreiro considerou “imprescindível” a presença da Direção Regional da Energia nesta primeira reunião do projeto, que, no início deste processo inter-regional de aprendizagem, partilhou com os parceiros “o que está a ser implementado nos Açores para o fomento da mobilidade elétrica”.

    Para a Diretora Regional, a eletrificação do setor dos transportes terrestres é, “sem dúvida, a melhor medida de eficiência energética que podemos implementar na Região”.

    “As caraterísticas das nossas ilhas, os percursos diários curtos e as estradas regulares, são ideais ao favorecimento do bom desempenho do veículo elétrico, posicionando os Açores como um espaço privilegiado para adoção da mobilidade elétrica e para o desenvolvimento de projetos-piloto com base em soluções inovadoras e disruptivas nesta matéria”, frisou.

    Andreia Carreiro adiantou que, através do E-MOBICITY, que terá a duração de quatro anos, a Região participará num vasto intercâmbio de conhecimentos e experiências, “firmando os Açores na Europa, como região insular e ultraperiférica de referência no âmbito da mobilidade elétrica”.

    O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO