Governo Regional organiza primeiro ‘Azores CyberTalks’

0
9

O Diretor Regional das Obras Públicas e Comunicações revelou, em Lisboa, que o Governo dos Açores vai organizar, no final de outubro, o primeiro evento sobre CiberSegurança nos Açores, denominado ‘Azores Cyber Talks 2019’.

Frederico Sousa frisou que “eventos que reúnem quadros com a responsabilidade de decisão, gestão e definição de políticas promovem a troca de experiências e ideias, que resultarão numa cultura de partilha de informação e adoção de medidas já testadas”.

O Diretor Regional falava quarta-feira, em Lisboa, no final de uma sessão de apresentação da consultora internacional Gartner sobre a forma como se podem potenciar as tecnologias de informação nas organizações públicas e privadas para o crescimento das estratégias de digitalização, riscos associados e o desafio de manter recursos humanos especializados motivados.

Frederico Sousa lembrou que, “considerando o aumento da utilização de ferramentas digitais e a crescente diversidade de meios tecnológicos, assiste-se também ao aumento dos riscos”, adiantando que o Governo dos Açores “irá promover a primeira edição do ‘Azores Cyber Talks’, com o intuito de abordar o tema da segurança no ciberespaço”.

O evento terá lugar a 30 de outubro, em Ponta Delgada, salientando Frederico Sousa que “a escolha da data teve também o objetivo de assinalar, pela primeira vez, o Mês Europeu da Cibersegurança e assim envolver a Região num conjunto de eventos e atividades que serão concretizadas em 28 países europeus”.

O ‘Azores Cyber Talks 2019’, que contará com nove conferencistas distribuídos por quatro painéis, tem como objetivo tornar-se uma plataforma de discussão regular entre os maiores especialistas em matéria de Cibersegurança e Ciberdefesa e os dirigentes de instituições públicas e privadas.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO