Açores participam na AR&PA – Bienal Ibérica de Património Cultural

0
8
DR

A Secretaria Regional da Educação e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, vai estar presente na AR&PA – Bienal Ibérica de Património Cultural, este ano dedicada ao tema da ‘Sustentabilidade’, que decorre de 11 a 13 de outubro, em Loulé, com o objetivo de aumentar a notoriedade da Cultura Açores no mercado ibérico.

A Direção Regional da Cultura participa no evento com um stand institucional, subordinado ao tema “Património Cultural Arqueológico Subaquático dos Açores”, dando continuidade à estratégia de divulgação deste riquíssimo património, recentemente impulsionada pelas publicações do Roteiro do Património Cultural Subaquático dos Açores e do Manual de Boas-Práticas do Património Cultural Arqueológico Subaquático dos Açores, ambos editados pela Secretaria Regional da Educação e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, no âmbito do projeto MARGULLAR, cofinanciado pelo programa INTERREG – MAC 2014-2020.

Nesse sentido, a presença na Bienal AR&PA dará a conhecer os diversos parques arqueológicos subaquáticos dos Açores, em articulação com as várias instituições museológicas que acolhem espólio relativo aos mesmos.

A Bienal Ibérica de Património Cultural é o resultado da fusão da Bienal de la Restauración y Gestión del Patrimonio AR&PA, que se realiza em Valladolid, Espanha, desde 1998, com a Feira do Património, evento criado em 2013, em Portugal.

Esta bienal decorre agora de forma alternada entre Portugal (nos anos ímpares) e Espanha (em Valladolid, nos anos pares).

Em 2017, o primeiro ano deste formato ibérico, a cidade de Amarante acolheu o evento, com uma representação espanhola, a par dos participantes portugueses.

A AR&PA – Bienal Ibérica de Património Cultural constitui um ponto de encontro e fórum de debate para profissionais e instituições dedicadas ao Património Cultural.

A área expositiva, a diversidade de atividades científicas e profissionais e a programação social resultam num evento único, de referência na Europa.

A Bienal AR&PA tem por objetivos a promoção, a valorização e a visibilidade do Património Cultural, através da agregação dos diversos agentes que atuam nesta área.

Neste evento, para além dos muitos expositores a visitar, há atividades paralelas que incluem workshops, debates, mesas-redondas, exposições, concertos e seminários, bem como uma programação cultural complementar dirigida ao público generalista, às famílias e aos mais novos, onde se incluem atividades de educação patrimonial.

Este ano, diversos espaços públicos de Loulé vão acolher atividades da Bienal, estando também prevista a realização de vários roteiros culturais.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO