Açores passam a integrar programa “Leading Destinations of the World”

0
16
blank

A EarthCheck acaba de integrar os Açores no programa “Leading Destinations of the World” (Destinos Líderes do Mundo), tendo por base o trabalho desenvolvido pelo Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, no que concerne ao desenvolvimento turístico sustentável.

“É uma prova inequívoca da nossa liderança em matéria de sustentabilidade e da nossa determinação em reforçar, cada vez mais, o posicionamento e a identidade dos Açores como destino sustentável”, afirma Berta Cabral, Secretária Regional com a tutela do Turismo.

Os Açores são o primeiro arquipélago do mundo certificado como “Destino Turístico Sustentável”, uma classificação atribuída ao abrigo do programa EarthCheck Destino Sustentável em 2019.

Agora, ao integrar a “Leading Destinations of the World”, a Região é reconhecida por estar a impulsionar ações sustentáveis com vista a aumentar os resultados positivos do turismo, como refere a EarthCheck, entidade reconhecida e acreditada pelo Global Sustainable Tourism Council que opera a nível internacional em funções consultivas e de certificação no âmbito do turismo sustentável.

Berta Cabral valoriza “mais um reconhecimento internacional de alto nível das boas práticas e do trabalho de excelência que estão a ser implementados nos Açores, visando um verdadeiro desenvolvimento sustentável da Região”.

“Já somos Nível IV Prata na certificação como «Destino Turístico Sustentável» e pretendemos atingir o Nível Ouro este ano, demonstrando o nosso compromisso e empenho convictos com os princípios da sustentabilidade e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030”, assegura ainda.

O programa “Leading Destinations of the World” proporciona aos destinos turísticos sustentáveis o estabelecimento de contactos e partilha de ideias num ambiente aberto e em conjunto com outras regiões do mundo.

Como parte integrante deste programa, os Açores juntam-se a um grupo de destinos turísticos sustentáveis com valores compartilhados e com uma forte visão em nome da comunidade local e um mandato formal para a ação, além de uma liderança comunitária apoiada por um plano de ação e um compromisso com resultados de desempenho significativos.

Todos os destinos que integram o referido programa têm a sustentabilidade e a gestão responsável no centro da Marca Destino, bem como experiências e produtos únicos que celebram os valores da comunidade local e com sentido de lugar mantido e protegido.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!