Açores vão apostar na exploração da madeira

0
11

 

O Governo dos Açores vai concretizar, no próximo ano, o projeto de exploração da fileira da madeira, que apresenta grande potencial de criação de emprego e de riqueza e deve envolver empresários privados, afirmou esta quinta-feira, na Horta, o Presidente do Executivo.

Segundo Vasco Cordeiro  trata-se de um projeto prioritário, que entra em execução em 2014 com a fase de exploração dos primeiros 100 hectares de floresta localizada em área pública.

“Com a criação desta nova fileira, que, num primeiro momento é impulsionado pela utilização de matas públicas, mas que deve ter efeitos também e principalmente no setor privado, o nosso objetivo é a criação de postos de trabalho diretos e indiretos, mas também que seja possível à Região obter o máximo de retorno com este processo, nomeadamente, ao nível do incremento das exportações com o surgimento de um novo setor na nossa economia”, frisou.

Nesse sentido, estão concluídas as peças para o concurso público, bem como a documentação relativa aos planos de gestão, manuais de boas práticas para a gestão florestal, normas técnicas para a gestão integrada de matas, entre outros procedimentos.

 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO