A Secretária Regional da Saúde destacou, no Nordeste, o objetivo do Governo dos Açores de que todos os centros de saúde do arquipélago sejam acreditados.
Teresa Machado Luciano, que falava na cerimónia de descerramento da placa que assinala a acreditação do Centro de Saúde do Nordeste, salientou a importância da acreditação dos hospitais e unidades que integram o Serviço Regional de Saúde, referindo que se trata de uma avaliação da qualidade realizada por uma entidade externa, a Direção-Geral da Saúde, de acordo com o modelo da Agência de Qualidade Sanitária da Andaluzia.
A titular da pasta da Saúde afirmou que a acreditação “reforça a confiança que todos devem ter nos serviços públicos e que é acrescida na área da saúde”, uma vez que coloca os cidadãos e os seus direitos no centro do sistema, consolidando uma cultura de qualidade e segurança na prestação de cuidados.
Para obterem a certificação, as unidades de saúde e os hospitais têm de demostrar que a governação, coordenação e ação local estão centradas no doente, com respeito pelas dimensões da efetividade, eficiência, acesso, segurança, equidade, adequação, oportunidade, continuidade e respeito pelo cidadão.
Os Açores conta atualmente com sete centros de saúde certificados, nomeadamente Nordeste e Vila Franca do Campo (São Miguel), Calheta e Velas (São Jorge), Horta (Faial) e Praia da Vitória e Angra do Heroísmo (Terceira).