Adjudicada intervenção na Rua da Vista Alegre

0
87
DR-CMH

A Câmara Municipal da Horta adjudicou, esta manhã, à empresa Tecnovia, SA, pelo valor de 179 mil euros, a empreitada de conceção/ construção de talude na Rua da Vista Alegre, cuja intervenção deverá estar concluída em agosto próximo.

Este é um procedimento municipal feito com caráter de urgência, só possível graças à gestão criteriosa que a Câmara Municipal da Horta tem realizado porque, efetivamente, esta intervenção não estava prevista nos documentos previsionais do Município”, referiu o autarca, explicando que, para a acudir, àquela necessidade, foi necessário reestruturar alguns projetos, entre os quais o Horta Convida e proceder a uma revisão orçamental.

Para José Leonardo Silva, “trata-se de uma artéria estruturante para a cidade da Horta, mas, acima de tudo, o que está em causa na urgência desta intervenção é a segurança de pessoas e bens, que quisemos salvaguardar, desde a primeira hora”.

De acordo com o engenheiro Rui Resende, da empresa adjudicatária, “existe uma instabilidade de uma área do talude de cerca de 46 metros lineares de duas índoles: uma erosão superficial e uma infra-escavação que provocam o desprendimento de alguns blocos de grande dimensão. Assim sendo optámos pela estabilização do talude, pelo que vai ser feito um aterro de proteção à via, removido todo o material solto seguido da remoção dos blocos de maiores dimensões para, posteriormente ser feita uma projeção de betão ao talude associado a dragagens de estabilização do talude e do muro, bem como selagem das juntas existentes. O projeto contempla ainda uma drenagem superficial e encaminhamento de águas de escorrência por forma a garantir que a situação não se repete”.

Recorde-se que a Rua da Vista Alegre está interdita à circulação pedonal e automóvel desde outubro último, na sequência de uma derrocada parcial de talude, tendo sido solicitada a colaboração do Laboratório Regional de Engenharia Civil para vistoria e emissão de parecer que determinou a necessidade de uma intervenção de consolidação urgente ora preconizada.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO