AFH apresenta Plano de Atividades e Orçamento para 2015

0
7
A Associação de Futebol da Horta (AFH) apresentou no final do ano passado o seu plano de atividades e orçamento para 2015, ano em que comemora 85 anos de existência. O Tribuna das Ilhas foi falar com o seu presidente, que revelou algumas novidades que irão decorrer ao longo deste ano.
Entre as várias atividades que vão se realizar é de realçar duas em especial, que possuem caráter nacional e europeu.
A primeira a decorrer é já no início do mês de abril, com a organização de dois jogos da seleção de sub19 de futsal masculino. Nestes jogos Portugal defrontará o país vizinho, a Espanha. A outra ação decorre para o final do ano, no mês de outubro, em que a AFH acolherá o fórum nacional da arbitragem.
 
A AFH possui 31 clubes filiados, 19 com atividade desportiva reunindo um total de 101 equipas, das quais 60 são de futebol e 41 de futsal.
Eduardo Pereira, Presidente desta Associação há cinco anos, foi novamente eleito no mês de setembro para um mandato que terá 2 anos de duração, para acerto com o ciclo olímpico conforme determina o Regime Jurí-dico das Federações e Associações Desportivas.
“O futebol é um excelente meio de formação para que as crianças e os jovens possam ter sucesso na sociedade. As características como a capacidade de cooperar, de competir, de cumprir regras, de se superar, a criatividade, entre outras, são essenciais, justificando-se assim o princípio da “educação pelo desporto” e, no caso concreto, “Educação pelo Futebol”, afirmou Pereira acerca da importância desta modalidade.
Como principiais objetivos para 2015, destaca a ambição de concluir com êxito a organização da Liga MEO Açores, a manutenção e eventual reforço do apoio aos clubes filiados, proporcionar mais cursos de treinador, dirigentes, árbitros e formação contínua, o aumento do número de jogadores, clubes, treinadores e árbitros. Ao nível interno, a AFH pretende criar um conselho consultivo e nomear um provedor do futebol desta associação. No âmbito do 85º aniversário, a Associação pretende comemorar a memorável data com a dignidade que merece.
Ao nível do orçamento, a AFH aposta no equilíbrio. As despesas e as receitas para 2015 estão previstas com o mesmo valor, 334.500€, tendo o Conselho Fiscal dado parecer favorável.
No âmbito da promoção da atividade desportiva, a AFH terá um ano cheio. “Vamos tudo fazer para conseguir organizar o I Encontro de Futsal Feminino entre Escolas/ Concelhos nas Ilhas do Faial e do Pico em sub16. Organizaremos o V Encontro de Futsal Adaptado do Faial e o I do Pico e vamos estudar a hipótese de também alargar à Ilha das Flores esta atividade. Desenvolver esforços no sentido de implementar o futebol de praia também na nossa mira”, explicou o presidente da AFH.
Mas a cereja no topo do bolo será mesmo a colaboração que efetuarão com a Federão Portuguesa de Futebol na organização de dois jogos da seleção sub19 de futsal masculino nos próximos dias 7 e 8 de abril de 2015, contra a Espanha na ESMA. Segundo Eduardo Pereira, já há muito tempo que pretendiam organizar um jogo desta dimensão e desta forma trazer grandes jogos de futsal e do futebol mundial. “Esperemos que nos próximos anos possamos ter a oportunidade de ver muitos outros ainda”, salientou. 

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO