Agricultura. PSD/Açores quer informação detalhada sobre investimentos em infraestruturas

0
6

O deputado do PSD/Açores António Almeida solicitou hoje ao Governo informação sobre os montantes de investimentos em infraestruturas agrícolas em cada ilha, lembrando que o Secretário Regional da Agricultura se comprometeu a revelar esses dados e nunca os divulgou.

“Por diversas vezes, e desde novembro de 2019, os deputados do PSD/Açores solicitaram, na Comissão de Economia, o empenho na obtenção dessa informação relativa a 2020, junto do Secretário Regional da Agricultura, o que nunca veio a acontecer”, afirmou o social-democrata.

Em requerimento enviado à Assembleia Legislativa dos Açores, António Almeida salientou que, há três meses, os deputados social-democratas tinham solicitado a informação em causa diretamente ao Secretário Regional da Agricultura, que, na altura, disse estar disponível para facultar os dados sobre as verbas a investir.

“Do pedido formulado em Comissão de Economia, o Secretário Regional da Agricultura afirmou não ter em seu poder essa informação detalhada, mas que, desde logo, estaria disponível para facultar aos deputados essa informação por ilha”, recordou.

Em causa estão os investimentos previstos para 2020 em caminhos de acesso às explorações agrícolas, redes de abastecimento de água agrícola e redes de eletrificação agrícola.

Segundo António Almeida, o Plano Regional Anual para este ano “não traduz, com rigor, os investimentos que efetivamente se vão realizar em cada ilha e com a identificação das respetivas estruturas a construir ou a beneficiar”.

“As redes de caminhos de acesso às explorações, de abastecimento de água e de eletrificação agrícolas são infraestruturas essenciais à modernização da agricultura, à diminuição de custos de produção e ao aumento da qualidade e da eficiência nas explorações agrícolas, a par do interesse junto do turismo e do ambiente”, sublinhou o deputado do PSD/Açores.

O MEU COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO